GRADUAÇÃO SANDUÍCHE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA DA UNICATÓLICA EM UNIVERSIDADES NORTE-AMERICANAS

Fabricio Bezerra da Silva, Cosmo Helder Ferreira da Silva, Jorge Francisco Fiamengui Filho, Sofia Vasconcelos Carneiro

Resumo


O Ciência sem Fronteiras é um programa especial de mobilidade internacional para estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros. Iniciou-se em 2011 e tinha como meta a distribuição de 101 mil bolsas de estudo até 2015. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um estudante de graduação em Odontologia do Centro Universitário Católica de Quixadá em programa de mobilidade internacional nos Estados Unidos da América. O intercâmbio deu-se por meio de concessão de bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras do governo brasileiro, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As atividades foram realizadas durante os meses de abril de 2014 e julho de 2015, junto aos Programas de Graduação e de Pós-graduação da University of Kentucky e da University of Texas Health Science Center at San Antonio. O estudante teve a oportunidade de participar de um curso de inglês como segunda língua, dois semestres do programa acadêmico e de um estágio de verão em pesquisa com materiais dentários. Esta vivência possibilitou o desenvolvimento acadêmico, pessoal e social do estudante, além de permitir o contato com diferentes culturas. Através do Programa Ciências sem Fronteiras, o estudante de odontologia do Centro Universitário Católica de Quixadá absorveu experiência em pesquisa pelo contato direto com diferentes tecnologias e com renomados pesquisadores na área de materiais dentários.

Palavras-chave


Intercâmbio Educacional Internacional. Educação em Odontologia. Estágios.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, M. W.; CARPES, M. B. P. Ciência sem Fronteiras: Um Relato de Experiência de um Estudante de Graduação em uma Universidade Canadense. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Bagé, Brasil, 2013.

BELTA. Número de estudante intercambistas quintuplica em 10 anos. Disponível em: Acesso em: 05 jul. 2016.

BRASI. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/CNPq, Ministério da Educação/MEC. Ciência sem Fronteiras. Bolsistas pelo mundo. Disponível em: Acesso em: 02

fev. 2016.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/CNPq, Ministério da Educação/MEC. Ciência sem Fronteiras. Países e Parceiros. Disponível em: . Acesso em: 06 mai. 2016.

BRIDI, A. C. J.; PEREIRA, A. M. E. O impacto da Iniciação Científica na Formação Universitária. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p.77-88, 2004.

BUBADUÉ, R. M. et at. Participação em Programa de Intercâmbio Internacional: Contribuições Da Experiência De Graduação-Sanduíche Em Enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM. v. 3, n. 3, 2013.

CAPES. Programa Ciência Sem Fronteiras. Graduação-Sanduiche nos EUA. Chamada Publica Fulbright/Nova/HBCUs N. 143/2013. Disponível em: Acesso em: 03 feb. 2016.

DALMOLIN I. S. et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 66, n. 3, p.442-7, 2013.

LAUS, P. S. A internacionalização da educação superior: Um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. Salvador, 2012, 331p. Tese de Doutorado em administração, Universidade Federal da Bahia, Brasil, 2012.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (BR). Decreto n. 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: Acesso em: 02 fev. 2016.

RISTOW, M. A. A formação humanística do medico na sociedade do século XXI: uma análise curricular. Curitiba, 2007, 180p. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná, Brasil, 2007.

RODRIGUES, F. M. C.; HUNGARO, M. E. No interior do Ciência sem Fronteiras: Relato de Experiência de intercâmbio acadêmico em Educação Física na Espanha. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, Vitória, Brasil, 2015.




Direitos autorais 2017 Revista Expressão Católica Saúde


ISSN: 2525-8540 | eISSN: 2526-964X

Indexadores
Este periódico está licenciado sobre a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações CC BY-ND. Mais detalhes na página da licença