Foco e Escopo

A Revista Expressão Católica é um periódico científico trimestral, publicado pelo Centro Universitário Católica de Quixadá – Unicatólica, que destina-se à divulgação de resultados de pesquisas inéditas da comunidade científica nacional sobre temas relacionados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, e que corroborem com sua missão institucional que é “Educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”, e também com os princípios e valores institucionais. A revista possui fluxo de submissão contínuo, é publicado nos formatos eletrônico e impresso, e com acesso livre ao seu conteúdo.

A Revista Expressão Católica aceita para publicação trabalhos que devem seguir as orientações das seguintes seções: a) Artigos Originais; b) Artigos de Revisão de Literatura; e c) Relatos de Experiência.

Artigos Originais

Resultado de pesquisa primária, de natureza empírica, experimental ou conceitual, com metodologia bem delineada, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, tendo no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).

• Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão de Literatura

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre temas específicos, que auxiliem na compreensão e explicação da temática, a partir da análise de estudos primários e apresentando conclusões, tendo no mínimo 10 páginas e no máximo 16 páginas (incluindo resumo, quadros, figuras e referências).

Relatos de Experiência

Descrições de experiências acadêmicas ou situações práticas (ensino, assistência, pesquisa e/ou gerenciamento), nas quais sejam apresentadas as intervenções realizadas e sua eficácia, considerando a temática de interesse para a atuação profissional, tendo no mínimo 6 páginas e no máximo 10 páginas (incluindo resumo, desenvolvimento e referências).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos à avaliação são direcionados à avaliação por pares pelo método Double Blind Review, sendo realizada por consultores “ad hoc”, cujos nomes permanecerão em sigilo durante todo processo editorial. Esses consultores terão autoridade para decidir sobre a pertinência do texto, podendo inclusive, solicitar que sejam feitas alterações necessárias e/ou para que sejam adequados às normas editoriais da revista. Os nomes dos autores também permanecem ocultos até a publicação do artigo.

Consiste nas seguintes fases de avaliação:
a) Triagem: os artigos, assim que recebidos, são verificados pela editora-chefe quanto a sua estrutura e tema em detrimento do foco e escopo da revista e suas normas. Pode resultar no arquivamento ou no processo de avaliação b).
Prazo para envio de um artigo à um parecerista: 7 dias úteis não prorrogáveis.

b) Detecção de plágio: os artigos são submetidos a busca por plágio através do sistema Plariarism Search, sendo arquivadas as publicações nas quais a cópia de conteúdo for detectado. Em caso de comprovação da originalidade da produção, este seguirá para a a avaliação c)..

c) Avaliação cega por pares: caso o artigo esteja dentro do foco e escopo da revista, assim como das políticas de cada seção, este será encaminhado a pelo menos 2 avaliadores sem que estes tenham conhecimento do corpo de autores. Resulta em um parecer que aconselha a editora-chefe a: aceitar para publicação, recusar, indicar submissão à outra revista ou solicitar revisões ao autor (que após a efetuação das devidas revisões, leva a uma nova rodada de avaliação pelos avaliadores que indicaram a revisão).
Prazo para conclusão de avaliação por um parecerista: 7 dias prorrogáveis por mais 3 (para cada rodada).
Prazo de retorno para o autor efetuar correções ou leitura de provas: 7 dias não prorrogáveis.

Os artigos são julgados quanto:
1 - ASPECTO FORMAL: atualidade, originalidade, relevância e abrangência; coerência entre o título e a escrita do trabalho; clareza o objetivo; coerência entre objetivo, metodologia e conclusões; discussão do tema; resumo e as palavras-chave; e redação.
Em caso de conflito de parecer, um terceiro avaliador será designado, mantendo a decisão de 2/3 sobre 1/3.

2 - REFERÊNCIAS E CITAÇÕES: adequação às normas da revista; listagem de autores presentes no corpo do texto; atualidade das referências; e suficiência das referências.

Em caso de conflito de decisão em parecer, um terceiro parecerista será convocado e a decisão editorial observará a proporção de 2/3 sobre 1/3.

d) Decisão editorial: fase final de avaliação que consiste na análise dos pareceres emitidos. Pode resultar no encaminhamento do artigo para edição e publicação ou no arquivamento da submissão.

Periodicidade

A Revista Expressão Católica é um periódico semestral, sendo publicado pelo Núcleo de Publicação do Centro Universitário Católica de Quixadá.

Política de Acesso Livre

Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

Custos

A Revista Expressão Católica se responsabiliza integralmente pelo custeio dos trabalhos aprovados para publicação, sendo que todas as figuras, tabelas, e gráficos deverão seguir padrões de escala de cinza e preto.