USO DE BENZODIAZEPÍNICOS POR ACADÊMICOS DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

Mayra Rafaelly Lemos do Nascimento Nascimento, Davy Deusdeth Timbó Magalhães Sobrinho, Edilson Martins Rodrigues Neto

Resumo


Os benzodiazepínicos são fármacos que agem diretamente no sistema nervoso central, alterando aspectos cognitivos e psicomotores. Podemos citar como exemplo, neste grupo, o diazepam, o clonazepam, o bromazepam, o alprazolam e o piracetam.  Produzem efeito farmacológico de redução da ansiedade, sedação, induz o sono, diminuição do tônus muscular e da coordenação, além de terem seu efeito anticonvulsivante. Podemos nos valer dos BZDs como primeira alternativa de tratamento psiquiátrico, quando a causa básica não estiver sendo imediatamente resolvida. Tratando de uma ação medicamentosa provisória e benéfica ao paciente. O consumo crescente de benzodiazepínicos pode ser resultado de um período particularmente turbulento que caracteriza a resistência da humanidade para tolerar tanto estresse. Diante do número crescente do uso crônico dos BZDs, surgiram preocupações com relação ao controle dessas drogas, assim, o consumo destes medicamentos é controlado, atualmente, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os BZDs mesmo sendo considerados fármacos seguros e eficazes no que diz respeito a tratamento de curto prazo, o seu uso no tratamento ao longo prazo tem suas controversas devido ao desenvolvimento de tolerância e dependência. A pesquisa tem como objetivo verificar o uso dos benzodiazepínicos pelos acadêmicos da saúde de uma instituição de ensino superior particular de Quixadá-CE. O instrumento de coleta da pesquisa será um questionário com perguntas estruturadas e semiestruturadas sobre o perfil sócio demográfico dos usuários de benzodiazepínicos da instituição, fatores relacionados ao consumo de como tempo de uso, posologia, prescrição, grau de instrução e as reações adversas medicamentosas.


Texto completo:

PDF


ISSN: 2358-9124

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.