Satisfação dos usuários atendidos nas clínicas integradas do curso de odontologia da Unicatólica, Ceará.

Luiz Gustavo Silva Queiroz, Jomário Souza Batista, Adricia Kelly Marques Bento, Sofia Vasconcelos Carneiro, Luiz Filipe Barbosa Martins, Cosmo Helder Ferreira da Silva

Resumo


Como todas as áreas da saúde, a odontologia vem passando por vários processos de transformações no ramo cientifico para melhorar seu crescimento social e humanitário, a satisfação é um sentimento de aceitação e de eficácia no serviço que foi prestado, através de estudos que possibilitem uma análise da perspectiva dos pacientes, é possível melhorar a qualidade do atendimento. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo. O estudo objetivou avaliar a satisfação dos indivíduos em relação a qualidade de atendimento da clínica integrada. Os participantes da pesquisa foram pacientes atendidos (45 pacientes escolhidos por conveniência) nas Clínicas Integradas no Complexo Odontológico São João Calábria do Centro Universitário Católica de Quixadá. A pesquisa foi realizada na sala de espera das clínicas no horário de manhã e tarde de março e abril de 2017. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado de 10 questões na qual foram obtidas informações a respeito das variáveis sócio-econômico-demográfica dos pacientes atendidos e satisfação. A maioria dos pacientes se mostraram satisfeitos, considerando o atendimento na clínica como ótimo 57,8% (n=26), qualidade dos materiais também como ótimo 66,7% (n=30) e satisfação no atendimento com os professores 71,1% (n=32). Os resultados indicam um bom nível de satisfação, porém, torna-se necessário reavaliações periódicas para obtenção de informações importantes que possibilitem melhorias na estrutura e no atendimento da academia. Os dados coletados podem possibilitar a melhoria do atendimento da instituição bem como de alunos e professores, visando o paciente como um todo.

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