A influência da técnica de corticotomia piezoelétrica no metabolismo ósseo durante a movimentação ortodôntica – Revisão de literatura.

Larissa da Silva Bezerra, Nadine Pinheiro Linhares, Gabriella Macario Brito Oliveira, Henrique Cabral de Sá, Lucas Lino de Oliveira, Maria Priscylliana de Fátima Arcelino Couto, Vilana Maria Adriano Araujo

Resumo


A movimentação dentária envolve alterações tissulares e da reabsorção e neoformação ósseas dos lados de compressão e tração, respectivamente. Esse processo pode ser influenciado por inúmeros fatores, os quais podem inibir ou estimular o metabolismo ósseo. Entre esses fatores, destaca-se a corticotomia por instrumentos piezocirúrgicas. Nesse sentido, objetivou-se revisar a literatura acerca da influência da técnica de corticotomia piezoelétrico no metabolismo ósseo durante a movimentação ortodôntica. Para tanto, pesquisaram-se as palavras-chave piezocirurgia, técnicas de movimentação dentária e ortodontia na base de dados Pubmed. Encontraram-se 21 artigos publicados nos últimos 5 anos, sendo selecionados 7 estudos, com base na leitura de títulos e resumos. Nos estudos selecionados, 4 apresentavam-se como estudos pré-clínicos, 2 consistiam em estudos clínicos e outro era caso clínico. 3 estudos pré-clínicos demonstraram efeitos positivos da corticotomia por piezocirurgia no osso alveolar de animais submetidos à movimentação dentária. 1 estudo pré-clínico encontrou que a corticotomia com instrumentos rotatórios possuíram resultados mais favorável, quando comparado à corticotomia piezoelétrica. 2 estudos clínicos realizados em pacientes Classe II ou Classe III, constataram um aumento na velocidade da movimentação ortodôntica, sugerindo um efeito estimulador no metabolismo ósseo. 1 caso clínico indicou efeitos benéficos da piezocirurgia no movimento de intrusão de molar. Em suma, a piezocirurgia estimulou a velocidade de movimentação dentária, visto que aumentou a atividade osteoclástica, e não ofereceu efeitos teciduais prejudiciais.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Católica