UMA ANÁLISE ACERCA DO PERFIL DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMESTICA E FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE

Caroline da Silva Scanone, Francisco José Mendes Vasconcelos

Resumo


O presente estudo, é a continuação do projeto inscrito no PIC (Programa de Iniciação Científica) desta IES, e se justifica pelo fato, dos casos de criminalidade contra a mulher e a família no país não terem diminuído após o advento da Lei Maria da Penha. Desta forma, a relevância deste estudo se dá, por trazer significativos impactos à sociedade civil. O objetivo especifico é procurar saber, se o perfil das vítimas que procuram o Centro de Referência da Mulher de Quixadá (CRMCQ), é compatível com o perfil encontrado nos dados levantados na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em estudo anterior. O objetivo geral desta pesquisa é buscar saber por meio de uma análise dos dispositivos legais, quais os crimes mais recorrentes contra as vítimas. A metodologia aplicada, foi a pesquisa de campo exploratória. A coleta dos dados se deu no órgão do CRMCQ. A amostra não-probabilística foi autogerada pelas vítimas que foram assistidas pelo órgão em estudo. A análise dos dados se deu pelo uso de tabelas e gráficos, atráves de uma investigação explicativa, para justificar o que foi encontrado. Os resultados encontrados, mostraram que a inferência dos dados precedentes com os atuais se coadunam. A conclusão deste estudo, mostrou que o perfil e os tipos de violência sofrida pelas vítimas do CRMCQ são compatíveis com os da DDM, e que há necessidade de políticas públicas preventivas para os agressores, de forma que eles não voltem a reincidir neste tipo de violência.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

LIMA, Paulo Marco Ferreira. Violência contra a mulher: homicídio privilegiado e a violência doméstica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MELO, Adriana Ramos de. Comentários à Lei de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

PIOVESAN, Flávia; PIMENTEL, Silvia. A Lei Maria da Penha na perspectiva da responsabilidade internacional do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 20 de nov. 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.