TECNOLOGIA EM SAÚDE SOBRE O TRATAMENTO DE FERIDAS: ESTRATÉGIA EDUCATIVA NA MONITORIA DE ENFERMAGEM

Sara do Nascimento Cavalcante, Huana Carolina Candido Morais

Resumo


Pacientes com feridas crônicas são frequentes nos serviços de saúde, sendo o enfermeiro um dos profissionais responsáveis por seu cuidado. Assim, faz-se necessário capacitar os enfermeiros desde sua formação e, nesse contexto, se insere o aluno monitor. O estudo objetiva construir e analisar a utilização de uma estratégia educativa como instrumento facilitador de aprendizagem nas monitorias sobre o tratamento de feridas do curso de Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 36 alunos da disciplina de Tecnologias do Processo de Cuidar de um centro universitário de Quixadá, em outubro de 2016. Inicialmente, montou-se as cartas do jogo educativo, as quais associavam casos clínicos, imagens e terapêutica das feridas crônicas. Após, os alunos utilizaram o jogo, permitindo a discussão das dúvidas sobre a temática. A estratégia foi avaliada por meio de questionários pré-teste e pós-teste contendo 15 itens de múltipla escolha, onde o aluno informava seus conhecimentos sobre feridas em quatro situações durante o decorrer da disciplina. Foram obedecidos os princípios da Resolução 466/12. Ao analisarmos os itens corretos dos quatro questionários evidenciou-se melhora gradativa ao longo das aplicações (Média de respostas: 5,6 - 1ºQuest, 6,4 - 2°Quest, 8,2 - 3°Quest, 9,4 - 4°Quest). Sendo esta mudança também evidenciada ao término do último questionário, onde a monitora explicou questão por questão e ouviu o relato de alguns alunos informando a evolução de seus acertos. É notória a importância do uso de estratégias educativas no aumento do aprendizado, sendo necessária o estímulo a estas práticas. 


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