RELATO DE CASO DE PACIENTE COM HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE

Skarllet da Silva Vasconcelos, Raimunda Rosilene Magalhães Gadelha

Resumo


A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, de importante relevância para a saúde pública devido à sua abrangência e ao alto poder incapacitante, podendo ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero. Essa situação afeta a vida de milhares de pessoas, porque a doença compromete mecanismos de defesa, tornando-as mais vulneráveis aos riscos de acidentes, queimaduras, feridas, infecções, amputações, entre outros. O diagnóstico precoce, a prevenção, e o acompanhamento ao paciente no período pré e pós tratamentos são fatores fundamentais para o bloqueio da transmissão da doença, redução de incapacidades e deformidades, assim como para a desconstrução do medo e do preconceito. Este estudo tem como objetivo descrever um caso clínico e focar nas questões de avaliação e tratamento, visando evitar as complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente nestas condições. Assim é importante enfatizar a importância do monitoramento das pessoas acometidas pela hanseníase após sua alta, buscando fortalecer as ações do cuidado continuado e integral a esses pacientes pela Equipe de Saúde. 


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. G. A. responsabilidade da Atenção Básica no diagnóstico precoce da hanseníase. ______. Hanseníase no Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., v. 36, n. 3, p. 373-382, maio/jun. 2003.

BARBOSA, J. C. Pós-alta em hanseníase no Ceará: olhares sobre políticas, rede de atenção à saúde, limitação funcional, de atividades e participação social das pessoas atingidas. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Informe de Atenção Básica, Brasília, ano 8, n. 42, set./out. 2007.

SANTANA, D. et al. Saúde e serviço social: espaços interdisciplinares. In: v encontro latino americano de pós-graduação – Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: . Acesso em: 07 de out. 2016.

SIMÕES, S. et al. Qualidade de vida dos portadores de hanseníase num município de médio porte. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 07 de out. 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.