OS AMORES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA – RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DDM DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

Jomábia Cristina Gonçalves dos Nascimento, Meury Gardênia de Araújo Lima, Julio César Ischiara

Resumo


O presente trabalho apresenta um relato de experiência de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida em uma Delegacia de Defesa da Mulher – DDM – de um município no Sertão Central do estado do Ceará. O objetivo da pesquisa é compreender aspectos subjetivos e sociais que mantêm uma mulher que sofre violência doméstica na relação com seu companheiro. Para chegar-se a esta compreensão foram realizadas entrevistas não diretivas inspiradas no método psicanalítico com mulheres que procuraram os serviços da DDM e aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. Propõe-se então relatar e discutir como ocorreu o processo de execução das atividades propostas pelos pesquisadores, bem como questionamentos e desafios que surgiram no decorrer da realização das entrevistas e desenvolvimento da pesquisa.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretária de Transparência DataSenado. Violência doméstica e familiar contra a mulher. Março de 2013.

BRASÍLIA. Secretária de Política Para as Mulheres. Conheça a lei que protege as mulheres da violência doméstica e familiar. Brasília, 2012.

CUNHA, Tânia Rocha Andrade. O preço do silêncio: mulheres ricas também sofrem violência doméstica. Vitórias da Conquista: Edições Uesb. Bahia, 2007.

FERREIRA, Nadiá P. A teoria do amor na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

FIGUEREDO, Ana Costa. Vastas confusões e atendimentos imperfeitos: a clínica psicanalítica no ambulatório público. Editora Relume Dumará, 3ª edição, Rio de Janeiro, 2002.

FORTALEZA. Centro de Pesquisa e Assessoria ESPLAR. Enfrentando a violência contra as mulheres. Ceará, 2013.

FORTALEZA. Ministério Público do Estado do Ceará e Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Estado do Ceará. Mulher e Homem: Uma questão de gênero. Ceará, 2013.

FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 16: O Eu e o Id, “autobiografia” e outros textos (1923-1925) / tradução de Paulo César de Souza – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. (1933) Feminilidade. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas, vol. XXII. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

______. (1911-1913) Recomendações ao médico que prática psicanálise. Em Obras Completas Vol. 10. Companhia das Letras. Tradução: Paulo César de Souza.

MAURANO, Denise A transferência: uma viagem rumo ao continente negro— Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2006.

QUINET, Antônio. As 4+1 condições da análise. Editora Jorge Zahar, 12ª edição, Rio de Janeiro, 2009.

WOBETO, Edna Mônica da Silva. O feminino e a violência numa perspectiva psicanalítica. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia/ UNIR. Porto Velho, Rondônia, 2013.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.