ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE FORTALEZA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Matheus Alves Pinheiro, Lucas Vasconcelos Lobo Lima, Douglas Willyam Rodrigues Gomes

Resumo


Atualmente as pesquisas referentes ao Orçamento Participativo (OP) estão cada vez mais presentes na Administração Pública e reflexo de estudos sobre o processo de participação popular nas propostas orçamentárias. Partindo dessa premissa, o presente artigo tem como objetivo descrever o orçamento participativo do município de Fortaleza, destacando o papel governamental. Para atender a esse objetivo, partiu-se do embasamento teórico para conceituação do tema orçamento participativo e orçamento programa. Diante desse estudo, obteve-se como resultados que um balanço das relações estabelecidas no âmbito do OP em Fortaleza, adverte sobre o quanto este espaço precisa ser aperfeiçoado. Ademais mostra o quanto é preciso avançar na consolidação de uma gestão pública administrativa democrática. Conclui-se então, que o estudo realizado contribui tanto para a comunidade incentivando a construção de uma cultura cidadã como o exercício da prática democrática.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Deusvaldo. Orçamento e Contabilidade Pública. Teoria, Prática e mais de 800 exercícios. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DUTRA, O. O orçamento participativo e a questão do socialismo. In DUTRA, O; BENEVIDES, M. V. Orçamento Participativo e Socialismo. p. 70, 2001.

FORTALEZA. Plano Plurianual (2006-2009). Lei n. 9.044 de 30 de novembro de 2005.

LA ROCQUE, Geraldo De. Contabilidade Pública. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963. 271p.

GIACOMONI, James. Orçamento Público. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GOMES, Rinaldo Jefferson da Silva. Orçamento público: A experiência do orçamento participativo no município de Cabedelo 2001-2002. João Pessoa, 2004. Monografia Apresentada à Universidade Federal da Paraíba, como exigência parcial para a obtenção do título de especialista em Contabilidade e Auditoria Pública.

OLIVEIRA, Manoel Marques de. Lições de Contabilidade Pública. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1933. 209p.

PIRES, Valdemir. Orçamento participativo: o que é, para que serve, como se faz. Piracicaba, Edição do autor, 1999.

PIRES, José Santo Dal Bem. A evolução histórica do Orçamento Público e sua importância para a sociedade. v. 25, 2001.

Programa de Governo Municipal 2004 / Luizianne Lins 13 – Por Amor a Fortaleza: propostas para uma cidade bela, justa e democrática, agosto de 2004.

SILVA. Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um enfoque Administrativo da Nova Contabilidade Pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 376p.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.