O PERFIL DO PESQUISADOR EM DIREITO NO ESTADO DO CEARÁ

Jônatas Isaac Apolônio da Silva, Ana Paula Maria Araújo Gomes

Resumo


Com esta pesquisa investiga-se o perfil do pesquisador em direito no Estado do Ceará. Duas instituições cearenses oferecem mestrado e doutorado na área jurídica, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi elaborado um questionário para aplicar com os mestrandos e doutorandos em direito dessas instituições, com a finalidade de traçar o perfil dos pesquisadores jurídicos do Estado e averiguar as problemáticas ainda pouco discutidas no ensino jurídico. Assim, o presente trabalho apresenta os resultados dessa investigação com base na interpretação dos dados obtidos.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Roberto A. R. de. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica – Teoria e prática da monografia para os cursos de direito. São Paulo: 12 ed. Saraiva, 2014.

ENCARNAÇÃO, João Bosco da. A questão do Ensino Jurídico. In: Seis temas sobre o ensino jurídico. MACIEL, Getuliano do Espírito Santo; ENCARNAÇÃO, João Bosco da. São Paulo: Cabral, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35º. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1996.

SEVERINO, Antonio Joaquim Cortez. Metodologia do trabalho científico. 23º ed. Cortez: São Paulo, 2007.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.