INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE FERIDAS CRÔNICAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE

Paulo Henrique da Silva Muniz, Antônia Das Dôres Batista Costa, Rafaela Maria Barros de França, Paulo Jorge de Oliveira Ferreira

Resumo


O objetivo deste estudo é investigar a prevalência de feridas crônicas em pessoas residentes no município de Quixadá, traçando o perfil socioeconômico, demográfico e clínico das pessoas acometidas por feridas crônicas, identificando a prevalência e caracterizando os tipos de feridas. Trata-se de um estudo observacional, transversal de base populacional. A pesquisa foi realizada nos domicílios de portadores de feridas crônicas residentes na zona urbana no município de Quixadá-CE. A pesquisa foi composta por um total de cinco pacientes, no qual cada um apresenta uma patologia de origem diversificada, onde 100% dos pacientes são idosos que apresentam características físicas, psicológicas e socioeconômicas diferentes. Conclui-se que o acompanhamento domiciliar a pacientes acometidos por feridas crônicas é algo necessário e de enorme importância. Porém, o acompanhamento deve ser realizado precocemente para a obtenção de um resultado positivo.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, J. S. M.; BARRA, G. S.; WANZELER, A. M.V.; MANZI FR. Osteomielite de garré: relato de caso. 2015.

EVANGELISTA, D. G.; MAGALHÃES, E. R. M.; MORETÃO, D. I. C.; SIVAL, M.; LIMA, L. R. Impacto das feridas crônicas na qualidade de vida de usuários da estratégia de saúde da família. Rev. Enferm. O. Min., 2012.

CUNHA, N. A. Sistematização da assistência da enfermagem no tratamento de feridas crônicas. Olinda, 2006.

FIGUEIREDO, N. M. A.; MACHADO, W. C. A. Tratado de cuidados de enfermagem volume 1. São Paulo, ROCA, 2012.

SILVA, P. L. N.; ABREU, G. G. D.; FONSECA, JR.; SOUTO, S. G. T.; GONÇALVES, R. P. F. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em paciente com erisipela: estudo de caso em hospital de ensino. Rev. Eletr. G. Saúde, 2013.

ROCHA, A. C. A. A.; CARNEIRO, F. A. Z.; SOUZA, M. A. Tratamento domiciliar de feridas crônicas relato de experiência da extensão na prática do cuidar. Rev. Cien. Est. Acadêmicos de Med., 2014.

WAIDMAN, M. A. P.; ROCHA, S. C.; CORREIA, J. L.; BRESCHILIARI, A.; MARCON, S. S. O cotidiano do indivíduo com ferida crônica e sua saúde mental. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, 2011.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.