GEOMETERIA CRIATIVA: ANÁLISE DE TÉCNICAS APLICADAS NO ESTUDO DA GEOMETRIA DESCRIVITA

Morgana Rahysa Bandeira Magalhães, Isabelle Gurgel Mota Saraiva

Resumo


Este artigo apresenta uma análise de métodos de aprendizagem dentro da geometria descritiva com o intuito de demonstrar que este ensino vai além da Geometria Euclidiana, que por sua vez trata apenas da aplicabilidade de teoremas e demonstrações, deixando margem à crítica relacionada ao entendimento das relações geométricas e a percepção espacial do aluno. Os métodos estudados nesta pesquisa envolvem tanto os sentidos tátil e visual, trabalhando com a criatividade, percepção e o raciocínio lógico de alunos do Centro Universitário Católica de Quixadá, do curso de Arquitetura e Urbanismo, alunos da Licenciatura em Matemática da UFRGS, voluntários do colégio de aplicações da UFRGS e alunos da escola técnica em eletrônica no estado do Rio Grande do Sul, buscando uma alternativa criativa para o ensino da visualização geométrica e representações de sólidos no plano, e para a capacitação de representar sólidos em perspectiva, e o desenvolvimento da imagem mental.


Texto completo:

PDF

Referências


PEARSON EDUCATION DO BRASIL. Criatividade e inovação. Academia Pearson. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

LIMA JÚNIOR, José Elileudo Holanda. A aplicação de elementos tridimensionais no aprendizado do bidimensional: um estudo de caso com os alunos do primeiro semestre. Quixadá, 2015.

BECKER, Marcelo. Uma alternativa para o ensino de geometria: visualização geométrica e representações de sólidos no plano. Porto Alegre, 2009.

LIMA, E. A. [1996]. São Paulo: Revista Superinteressante. Entrevista concedida a Rosângela Petta.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.