FERRAMENTA COMPUTATIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS DE PESQUISA E ORDENAÇÃO

Antonio Rafael Monteiro Delfino, Nathália Pinheiro Rebouças, Alandson Mendonça Ribeiro Meireles

Resumo


O uso da tecnologia no ambiente educacional está crescendo e rompendo paradigmas na forma de ensinar e aprender. A tecnologia está presente em diversos setores da sociedade, assim como na educação. Muitos alunos de tecnologia da informação possuem dificuldades para entender o funcionamento de algoritmos, a maioria apenas decora o código, o que não é o ideal, pois em algum momento precisarão entende-lo para melhor aplica-lo em alguma solução. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e apresentação de uma ferramenta computacional para o ensino­-aprendizagem dos principais algoritmos de ordenação e pesquisa. O intuito do uso da ferramenta é permitir que o aluno compreenda o funcionamento dos algoritmos de forma rápida e mais dinâmica. Com isso professores e alunos da disciplina de Computação e Algoritmos terão um novo recurso para o ensino-­aprendizagem desses algoritmos. O aplicativo terá três formas de visualização / estudo dos algoritmos de ordenação Insertion Sort, Selection Sort, Bubble Sort, Merge Sort e Quick Sort, como também dos algoritmos de pesquisa, o Busca Sequencial e o Busca Binária, todos na linguagem de programação Java.  A tecnologia escolhida para o desenvolvimento do aplicativo foi o Android, usada para desenvolvimento de aplicativos móveis, sendo utilizado por milhões de dispositivos como tablets e smartphones. A utilização da tecnologia como ferramenta de ensino pode facilitar não somente o aprendizado do aluno, mas também ajudar o trabalho do professor, trazendo recursos que ele pode utilizar em suas aulas buscando ao máximo o interesse e a atenção dos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M. G. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

ASCENCIO, A. F. G.; ARAÚJO, G. S. Estruturas de Dados, algoritmos, análise da complexidade e implementações em JAVA e C/C++. Ed. Pearson. 2010.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.2.126, set./out. 1995.

SANTOS, A. O et al. A formação de professores a frente de novas tecnologias educacionais. Simpósio Internacional de Educação à Distância – SIED. Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância – EnPED, set. 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.