EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS E PERFIL DAS MULHERES EMPREENDEDORAS

Vanderley Lopes Vieira, Matheus Alves Pinheiro, Douglas Willyam Rodrigues Gomes

Resumo


O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, a qual aborda o estudo sobre o empreendedorismo feminino. O estudo tem como objetivo geral identificar a importância social da presença feminina no empreendedorismo. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva sobre o assunto. Com isso, verificou-se que a presença feminina no empreendedorismo tem mostrado um aumento gradativo de empreendimentos controlados por mulheres, além de destacar a importância que os empreendimentos criando por elas têm em relação ao cenário econômico e social através da geração de novos empregos e serviços. Observou-se também que o tema empreendedorismo feminino se encontra em alta no mercado de trabalho. Pôde-se concluir que a participação feminina no empreendedorismo tem proporcionado melhoria de vida para as mulheres e o meio socioeconômico.


Texto completo:

PDF

Referências


DORNELAS, José Carlos Asis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 11. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

______. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HITAKA, Eduardo Mitsuru; SANTOS, M. Empreendedorismo Social e Empreendedorismo Empresarial com Responsabilidade Social: da prática à normalização. [S.l.: s.n.], 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 de maio 2015.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica, 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 de ago. 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.