COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL SOB A ÓTICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL: A ESCOLA COMO CONTEXTO

Antônia Renata Lopes Lima, Renata da Conceição da Silva Pinheiro

Resumo


Definir o conceito de violência é uma tarefa árdua, visto que esta prática é altamente mutável e é decorrente de várias situações e ambientes. A prática da violência escolar é um dos assuntos mais discutidos no âmbito educacional, visto que esta traz consequências punitivas para quem a sofre. Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica a respeito desse tema sob a ótica analítico-comportamental, deixando de lado concepções mentalistas e tratando de conceitos que caracterizam tal prática, apresentando suas características à luz de autores renomados da área onde busca explicar as ações dos indivíduos com o modelo de seleção pelas consequências, no qual se descrevem os processos de variação comportamental e seleção do ambiente (físico e social), apresentando suas particularidades bem como possíveis métodos que possam diminuir a frequência dos comportamentos violentos no contexto escolar.


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