AS ANÁLISES DO PLANEJAMENTO DE CENÁRIOS COM VISTAS A UM FUTURO COMPETITIVO E SUSTENTÁVEL: O CASO DA REDE AMEC

Monique Isabelle de Sousa Nascimento, Valter de Souza Pinho

Resumo


O objetivo desse estudo consiste em analisar o alinhamento estratégico das atividades desenvolvidas pelos supermercados associados a Rede AMEC. Os aspectos metodológicos que delineiam essa pesquisa caracterizam-se como de natureza descritiva por meio de uma abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa utilizou-se de estudo de caso na Associação de Mercadinhos de Quixadá (Rede AMEC), situada no município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. A coleta de dados incidiu através da aplicação de entrevista semiestruturada com cinco associados da Rede em estudo. A próxima etapa, será realizar um tratamento analítico dos dados obtidos através do método de análise comparativa. Os resultados da pesquisa são parciais e apresentam apenas a matriz SWOT da Rede AMEC, nesse sentido, ainda serão feitas as devidas comparações estruturais entre Redes, aliado a literatura publicada acerca do assunto.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, J. C.; VITA, K.; FACHINI, M. G. et al. Análise de SWOT: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 05., 2015, Lins (SP). Anais... Lins: São Paulo, 2015.

Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2016.

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FIGUEIREDO, M. E. Construção de um modelo relacional utilizando a postura estratégica como mediadora entre o ambiente e o desempenho: estudo de caso de uma mineradora. 2009. 196 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. Fundação Mineira de Educação e Cultura. Belo horizonte/SC. 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JUNIOR, A. L.; OLIVEIRA, L. C. V. de; KILIMNIK, Z. M. O planejamento de cenários como aprendizado. Future Studies Research Journal, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 03-32, jan./jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RIBEIRO, M. de P. M. Planejamento por cenários: uma ferramenta para a era do conhecimento. Revista Intersaberes, v. 1, n. 1, p. 186-202, jan./jun. 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2016.

SILVA, A. L. L. da; CABRAL, R. A. de B. A.; SOUZA, S. M. A. de et al. Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na paraíba. IN: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35., 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: ENEGEP, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.