ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR COMPETITIVO EM UM HOTEL

Monique Isabelle de Sousa Nascimento, Raquel Sampaio Saraiva, Maria de Lara Castelo Branco Nobre, Valter de Souza Pinho

Resumo


O objetivo deste trabalho consiste em analisar o planejamento estratégico como fator competitivo em um hotel situado no Sertão Central do Ceará. Quanto aos aspectos metodológicos, caracteriza-se como de natureza descritiva por meio de uma abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa utilizou-se de estudo de caso num hotel do Sertão Central do Ceará. A coleta de dados ocorreu mediante a realização de entrevista estruturada com os três gerentes do hotel, os quais atuam nas áreas comercial, de alimentos e bebidas e operacional distintivamente. Para o tratamento dos dados considerou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os gerentes reconhecem a importância do planejamento estratégico e desenvolvem ações direcionadas ao mesmo. Quanto a análise SWOT, os gestores identificam as fortalezas e fraquezas da empresa, mas são necessárias análises mais consistentes quanto as oportunidades e ameaças, considerando a percepção do gerente de alimento e bebidas sobre o assunto. Em relação as formas de avaliação e controle dos resultados do planejamento, observou-se que os gerentes realizam estratégias distintas em seus setores de atividade e no que se refere as dificuldades de competitividade no mercado, chega-se à conclusão de que não existe incentivo governamental e do município para o turismo local, bem como a falta de instituições que promovam formação profissional qualificada em múltiplas áreas de atuação.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. A.; MENEZES, J. de F. A importância do planejamento estratégico como fator preponderante ao crescimento organizacional. Revista eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira, Sergipe, v. 8, n. 5, p. 60-76, set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2016.

ARAÚJO, J. C.; VITA, K.; FACHINI, M. G. et al. Análise de swot: uma ferramenta na criação de uma estratégia empresarial. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 05., 2015, Lins (SP). Anais... Lins: São Paulo, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2016.

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

HOCAYEN-DA-SILVA, A. J.; TEIXEIRA, R. Em busca de uma abordagem integradora para analisar vantagem competitiva no setor hoteleiro. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 172-192, set./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2016.

KLEMENC, C. T. Gestão estratégica: aplicação da análise SWOT em uma empresa hoteleira. Artigo. 2014. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São

Paulo: Atlas, 2010.

NASSIF, V. M. J.; HANASHIRO, D. M. M. A competitividade das universidades particulares à luz de uma visão baseada em recursos. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 79-94, jan./jun. 2002. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2016.

PANKAJ, G. A Estratégia e o Cenário dos Negócios. Porto Alegre, RS: Bookman, 2000.

Paulo: Atlas, 2010.

SILVA, E. C. B. da; LEON, M. C. da S. A importância do planejamento para o sucesso organizacional. Revista Conexão Eletrônica. 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2016.

TERRENCE, A. C. F. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. 2002. 238f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Carlos. São Carlos. 2016. Disponível em: . Acesso em 08 out. 2016.

TROCCOLI, I. R.; MACEDO-SOARES, T. D. L. A. Análise estratégica sob ótica relacional: enfocando grupos e blocos estratégicos. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 55-78, jan./mar. 2004. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2016.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Brookman, 2010.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.