AÇUDE DO CEDRO COMO MEIO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO

Diego Freire Martins, Jefferson Aleff Bezerra Batista, Valéria Soares de Oliveira

Resumo


O Grupo de Estudos e Pesquisa em Arquitetura e Patrimônio (GEPAP), vinculado ao Centro Universitário Católica de Quixadá investiga a relação entre arquitetura e patrimônio cultural, a fim de compreender como a educação patrimonial pode ser um meio de aproximação entre a população e os bens patrimoniais. No presente estudo, o objeto analisado será uma escola de ensino básico em Quixadá-CE. Objetiva-se assim, analisar qual a situação da educação patrimonial numa escola de ensino básico pública de Quixadá – CE e como o Açude Cedro se insere nesse contexto. Os instrumentos utilizados para fins metodológicos serão seleção visual, poema dos desejos, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica no intuito de compreender como a educação patrimonial se insere no cotidiano escolar dos estudantes e professores da referida cidade. A pesquisa encontra-se na sua primeira fase, quanto a construção da fundamentação teórica e organização e operacionalização de campo. Os principais resultados foram que a educação patrimonial não se insere como conteúdo obrigatório do ensino regular, o que abre margem para a escola escolher por não tratar desse tema. Assim, pode-se resultar em uma defasagem na educação patrimonial nos primeiros anos do ensino, o que pode contribuir, mais tarde, para a indiferença a questão patrimonial e a desvalorização ao Açude do Cedro como parte identitária da população quixadaense.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

GHIRARDELLO, Nilson, SPISSO, Beatriz. Patrimônio histórico: como e por que preservar/ colaboradores: Gerson Geraldo Mendes Faria [et al.]. -- Bauru, SP: Canal 6, ed. 3. 2008.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira. et al. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília:

IPHAN/ Museu Imperial, 1999.

IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014. Açude do Cedro (Quixadá, CE). Disponível em

Linha=tc_belas.gif&Cod=1197>. Acesso em: 12 de outubro 2016.

MORAES, Allana Pessanha. Educação Patrimonial nas Escolas: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro, 2005.

NEVES, Alesandra Cristina Passos. Educação Patrimonial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva – Jaguarão/RS – Projeto Lições do Rio Grande. Jaguarão, RS, 2011. Monografia (Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa.

ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em: . Acesso em: 02 de outubro de 2016.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.