AÇÃO ESCOLA SORRIDENTE: ATIVIDADE DE PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS

Jose Hernando Paiva Filho, Jessica dos Reis Ximenes, Cosmo Helder Ferreira da Silva

Resumo


A necessidade de experiências dos cirurgiões-dentistas com sua realidade vivenciada pela comunidade, bem como a de educar buscando transformação social, são ações extremamente importantes para a saúde bucal da população. O presente trabalho objetivou relatar a experiência de acadêmicos do 7º semestre do Centro Universitário Católica de Quixadá através de uma ação em saúde bucal. Trata-se de uma atividade de educação em saúde bucal para 262 escolares de 09 a 13 anos realizada por acadêmicos de odontologia em maio de 2016 na unidade escolar José Bonifácio de Souza situada no bairro Campo Novo, município de Quixadá-Ceará. A proposta deste trabalho foi mostrar a vivência dos graduandos, assim como expor as atividades desenvolvidas pelos mesmos, enfatizando o trabalho além dos muros da faculdade. Os alunos foram divididos em grupos e cada um deles ficaram responsáveis por desenvolver uma atividade a ser escolhida por eles abordando temas definidos em salas de aulas previamente estabelecidas, além de palestras sobre instrução de higiene oral, doença periodontal, cárie dentária e alimentação saudável foram desenvolvidas dinâmicas em para ampliar o conhecimento das crianças da escola, bem como escovação supervisionada e distribuição de escovas dentais. Pode-se concluir que os acadêmicos de odontologia passaram a entender o papel deles na sociedade como futuros cirurgiões dentistas e colocaram em prática também a capacidade de gerenciar de ações em saúde bucal através da interação ensino-serviço-comunidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

CASTRO, C. O. C.; OLIVEIRA, K. S.; CARVALHO, R. B.; GARBIN, C. A. S.; SANTOS, K. T. Programas de educação e prevenção em saúde bucal nas escolas: análise crítica de publicações nacionais. Odontol Clín Cient, Recife, v. 11, n. 1, p. 51-56, jan./mar. 2012.

SANTOS, K. T.; PACHECO FILHO, ANTONIO, C.; GARBIN, CLÉA, A. S. Educação em saúde bucal na visão de acadêmicos de Odontologia. Arq. Odontol., Belo Horizonte , v. 48, n. 2, jun. 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.