A SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UMA ORGANIZAÇÃO DE CAPITAL ABERTO: A LUZ DA ANÁLISE DE ÍNDICE

Márcio José França Bitu, Elane Maria de Castro Coutinho, Daniel Paiva Mendes

Resumo


O estudo analisa os indicadores econômico-financeiros que permite detectar quais os níveis de endividamentos e liquidez da empresa em estudo, bem como ajudar investidores e acionista na decisão de se investir ou não na empresa. O presente artigo tem como objetivo analisar a situação-financeira de uma companhia de capital aberto, tendo como base os seguintes indicadores: Liquidez (liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral), Grau de Endividamento e o ROI (Return On Investiment), através de um comparativo entre os anos de 2012 a 2015. Foi realizada uma análise descritiva dos Balanços Patrimoniais e das Demonstrações de Resultado do Exercício disponível no sítio da BM&FBovespa, para que fosse possível fazer uma comparação entre os indicadores de liquidez, endividamento e rentabilidade e assim elucidar o problema de pesquisa a ser alcançado. Como resultado das análises, pode-se concluir que a empresa apresenta uma situação econômica- financeira favorável nos anos estudados.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro.9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BM&FBOVESPA. Empresas listadas. Relatórios financeiros. Disponível em: . Acesso, mai. 2016.

CAMARGOS, M. A.; BARBOSA, F. D. Análise do desempenho econômico-financeiro e da criação de sinergias em processos de fusão e aquisição do mercado brasileiro ocorrido entre 1995 e 1999. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 12, n. 2, 2005.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. Tradução Técnica: Arthur Ridolfo Neto, Fabio Gallo Garcia, José Albuja Salazar, Luiz Alberto Bertucci. 7. ed. São Paulo: Harbra, 1997.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.

SILVA, G; AUXILIADORA, M. Analise econômico – Financeira Natura Cosméticos S/A. Universidade Federal do Pará, Belém- PA, 2009. Disponível

/wp-content/uploads/2015/03/Geisilane-Silva-e-Maria-Auxiliadora-An%C3%A1lise-Econ%C3%B4mico-Financeira.pdf>. Acesso em: 10 de mai de 2016.

TOFOLI, I. Administração Financeira Empresarial: Uma tratativa prática. Campinas: Arte Brasil Editora/Unisalesiano – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, 2008.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.