A PERSPECTIVA DE CARREIRA SOB A ÓPTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA IES

Carolina de Souza, Daniel Paiva Mendes, Thiago Alberto Viana

Resumo


O presente trabalho consiste em apresentar como a profissão contábil é vista pelos estudantes de graduação em ciências contábeis. A pesquisa objetiva identificar a percepção dos discentes do curso de graduação em ciências contábeis de uma IES em relação à profissão de contador. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa consistem em um método quantitativo por meio de aplicação de questionários, no período de agosto e setembro de 2016, com os discentes do curso de ciências contábeis de uma IES. Os resultados da pesquisa mostram a necessidade de se entender qual o valor que os discentes dão a sua futura profissão como também identificar qual área os mesmos aspiram. Desta forma valorização do que está em desenvolvimento, a sociedade contábil, a economia nacional e o social.


Texto completo:

PDF

Referências


BYRNE, M.; FLOOD, B. A study of accounting students motives, expectations and preparedness for higher education. Journal of Further and Higher Education, vol. 29, No 2, p. 111-124. 2006.

BONINI, E. E.; BONINI, S. E. Teoria e exercícios de estatística. São Paulo: Livraria Nobel Ed., 1972.

BOMTEMPO, M. S.; SILVA, D.; GARCIA, M. N.; CODA, R. Estudo dos Motivos da Escolha do Curso de Administração de Empresa por meio da Modelagem de Equação Estruturais. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, 31., Rio de Janeiro (RJ), 2007. Anais... EnANPAD: 2007.

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, Z. A.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração. São Paulo. v. 35, n. 3. p. 105-112, jun./set. 2000.

VIEIRA, M. K,; DALMORO, M. Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados?. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, 32., Rio de Janeiro (RJ), 2008. Anais... EnANPAD: 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 de out. 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.