A INTERAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO

Kelvin Saldanha Lopes, Adricia Kelly Marques Bento, Cláudia Holanda Mendes Maia, Cosmo Helder Ferreira da Silva

Resumo


Com a evolução da estrutura da saúde pública no país, um maior leque de especialidades na área da saúde foi inserido as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Cirurgião-Dentista e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) fazem parte dessa inserção e evolução, sendo ambos de extrema importância para o sistema de saúde pública de forma geral. O presente trabalho teve como objetivo conhecer a interação entre Cirurgião-Dentista e os Agentes Comunitários de Saúde no emprego das atividades odontológicas desempenhadas nas UBS. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 77 dentistas trabalhadores do serviço público de saúde do Estado do Ceará onde aplicou-se um questionário estruturado sobre a atuação do Cirurgião-Dentista no serviço público de saúde e as práticas de trabalhos desenvolvidos com os ACS. Dos 77 entrevistados, 99% deles mencionaram que os agentes possuem grande importância no desenvolvimento das atividades a serem desenvolvidas nas UBS. Em contrapartida a este fato, apenas 46% do total de entrevistados relatou a existência de atividades de planejamento e capacitação com os agentes, o que se relaciona com estudos presentes na literatura que constam que ainda há a carência por um maior conhecimento na Equipe de Saúde Bucal (ESB). Após obter os resultados da aplicação dos questionários, notou-se que tanto Cirurgião-Dentista quanto ACS creditam muita importância às atividades desenvolvidas, porém encontram dificuldades, principalmente devido a carência de recursos, o que implica diretamente na capacitação profissional e na qualidade dos serviços prestados à população.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Portaria n. 1444/GM, de 28 de dezembro de 2000. Estabelece incentivo financeiro para a reorganização da atenção prestada nos municípios por meio do Programa de Saúde da Família. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 2000 dez 29.

BRASIL. Portaria nº 267/GM, de 6 de março de 2001. Reorganização das ações de saúde bucal na atenção básica. Portaria de normas e diretrizes da saúde bucal. Diário Oficial da União, Brasília (DF); 2001 mar 7.

FARIAS, M. R.; SAMPAIO, J. J. C. Papel do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família. Rev. Gaúcha Odontol., Porto Alegre, v. 59, n. 1, p. 109-115, jan./mar. 2015.

MARTINS, R. J. et al. Relação entre a inserção da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família e o nível de conhecimento dos agentes comunitários de saúde. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade, Rio de Janeiro, v.9, n.33, p.343-349, out/dez. 2014.

MOCKDECI, H. R. et al. Capacitação em saúde bucal de agentes comunitários da cidade de Juiz de Fora-MG. Rev. HU, Juiz de Fora, v.39, n.3, p.45-52, jul./dez. 2013.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.