A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Eduardo Donato Silveira, Mércia Capistrano Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo descritivo, de relato de experiência, realizado a partir da prática de monitoria acadêmica, embasadas no referencial teórico de autores que tratam do respectivo tema, o qual pretende apresentar um relato de experiência focando na importância do processo de monitoria para a vida acadêmica do aluno monitor. Compreende-se que a monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem, que destina instigar o interesse do aluno pela docência, por meio da atuação em atividades relacionadas ao ensino, as quais possibilitam experiência da vida acadêmica, além da apropriação de habilidades em atividades didáticas. O monitor é considerado, enquanto um agente do processo ensino-aprendizagem, capaz de intensificar a relação professor-aluno-instituição. A atuação do monitor acadêmico se dá junto ao professor de forma participativa, pois juntos organizam um plano de trabalho, preparam as aulas, conferem as atividades, estratégias e avaliações, dentre outras que permitem debater e fornecer ações que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Na prática, a experiência de monitoria acadêmica contribui consideravelmente para o crescimento pessoal e profissional do aluno, visto que este se apresenta como ponte entre o professor e os alunos na assimilação dos conteúdos abordados.


Texto completo:

PDF

Referências


GUEDES, M. L. (1998). Monitoria: uma questão curricular e pedagógica (Série Acadêmica, n. 9, p. 3-9) Campinas: PUC-Campinas.

NATÁRIO, E. G. Monitoria: um espaço de valorização docente e discente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO GUARUJÁ, 03., 2007. v. 1, Santos (SP). Anais... Editora e Gráfica do Litoral: 2007.

NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Campinas: 2010.

NASCIMENTO, F. B.; BARLETTA, J. B. O Olhar Do Docente Sobre A Monitoria Como Instrumento De Preparação Para A Função De Professor. Revista CEREUS, n. 5, jun./dez. 2011.

OLIVEIRA, J. A. P.; SOUZA, S. V. Relato de Experiência na Atividade de Monitoria Desenvolvida na Disciplina de Estágio Básico de Observação do Desenvolvimento: um texto que se escreve a quatro mãos. Cad. Acad. Palhoça, SC, v. 4, n. 1, p. 35-46, 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.