USO DE JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO NA SALA DE ESPERA PARA DIABÉTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Emilce Maria de Sousa de Leitão, Paula Roberta Amâncio, Samilly Camilo Cunha, Huana Carolina Cândido Morais

Resumo


Este estudo objetiva relatar de forma descritiva a experiência vivenciada por acadêmicas de Enfermagem da Unicatólica de Quixadá, acerca de uma educação em saúde realizada em uma unidade básica de saúde no município de Quixeramobim (CE), por meio de jogo dinâmico em sala de espera com 12 idosos portadores de Diabete Mellitus. A estratégia consistia em fotos de alimentos rotineiros dos idosos que eram classificados nas categorias: comer livremente, com cautela e não comer. Após, as acadêmicas discutiram os resultados. Diante das experiências vivenciadas, foi observado que a realização dessas ações educativas é fundamental para educar e informar os idosos quanto à alimentação, proporcionando uma melhor terapia nutricional desses indivíduos com diabetes mellitus. A participação dessa estratégia educativa promoveu conhecimento entre as partes envolvidas nesse processo.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica n. 36. Estratégias para o cuidado da pessoa com doenças crônica – Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

FRANCISCO, P. et al. Diabetes auto-referido em idosos: prevalência, fatores associados e práticas de controle. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 175-84, jan., 2010.

ROSA, J.; BARTH, P. O.; GERMANI, A. R. M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erichina. v. 35, n. 129, p. 121-30, mar., 2011.

SOUSA, C. M. Educação em saúde estratégia para o controle do Diabetes Mellitus na atenção primaria no Brasil. Brasília- DF. Dezembro, 2013.

TANQUEIRO, M. T. A gestão do autocuidado nos idosos com diabetes: revisão sistemática da literatura. Revista de Enfermagem, Referencia, III. Série- nº. 9- mar., 2013.

TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: territórios de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 320-5, 2006.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.