UMA REVISÃO ACERCA DOS MÉTODOS DE ENSINO DA NATAÇÃO

Antônio Queiroz Lima, Ítalo Robert Bezerra Albuquerque

Resumo


A pedagogia do ensino da natação não tem sido muito enfatizada, nos livros didáticos. A falta de informação acerca das diferentes possibilidades de metodologias, ou seja, a falta de embasamento teórico que fundamente os conteúdos transmitidos durante as aulas fez com que muitos professores no âmbito de tornar sua aula mais produtiva, desenvolvessem seus próprios métodos de ensino. O presente estudo teve como objetivo fazer uma busca acerca dos diferentes métodos, concepções e estratégias empregadas no ensino da natação e oferecer subsídios teóricos para essa área de atuação. A metodologia do presente estudo consistiu, em uma revisão bibliográfica referente ao tema proposto. Foram consultadas diversas literaturas relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet e que possibilitaram que este trabalho tomasse forma para ser fundamentado. O estudo concluiu que os métodos podem ter cunho tecnicista, quando desenvolvido com atletas ou pode favorecer experiências lúdicas sendo indispensáveis no início do ensino, principalmente para as crianças. A adequação dos métodos nas últimas décadas teve fator crucial para o desenvolvimento desta modalidade, que tem se tornado cada vez mais divertida e prazerosa.

Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, Ana Cláudia Porfírio. METODOLOGIA APLICADA A NATAÇÃO I. In: SILVA; COUTO (org.). Manual do treinador de Natação. Belo Horizonte: edições FAM. 1999.

FERNANDES, J. R. P.; LOBO DA COSTA, P. H. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n.1, p. 5-14, 2006.

LIMA, Willian Urizzi de. Ensinando natação. São Paulo. Phorte Editora, 1999.

LUZ, Claudia Ribeiro da. Hidroginástica. In: SILVA; COUTO (org.) Manual do treinador de Natação. Belo Horizonte: edições FAM. 1999.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4. ed. p. 43-44.

MANN, L.; GONZALEZ, D H.; KLEINPAUL, J. Ensinando a nadar: fatores a serem considerados. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, nº 133, 2009.

MOISÉS, Márcia Perides. Ensino da natação: expectativas dos pais de alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2006.

ROHLFS, Izabel Cristina Provenza de. In: SILVA; COUTO (org.) Manual do treinador de Natação. Belo Horizonte: edições FAM. 1999.

TAHARA, Alexander Klein. O elemento lúdico presente em escolas de natação para crianças. Revista Fafibe On Line, Bebedouro, n. 3, agosto de 2007.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.