SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA UM PACIENTE IDOSO COM FERIDA CRÔNICA EM QUIXADÁ

Rafaela Maria Barros de França, Adila Carvalho de Melo, Paulo Henrique da Silva Muniz, Huana Carolina Cândido Morais

Resumo


O processo de envelhecimento é um processo fisiológico inerente ao ser humano, no qual estão envolvidos fatores sociais, psíquicos, ambientais e biológicos, modificando e influenciando a qualidade de vida desses indivíduos. Na população idosa, a depressão é um evento psíquico presente, e muitas vezes decorrente das limitações e desgastes típicos da idade. Especialmente, naqueles indivíduos acometidos por doenças crônicas, como por exemplo, os portadores de feridas crônicas e de osteomielite. De acordo com o envelhecimento da população e suas especificidades, surgiu a necessidade de um melhor atendimento à saúde, com estratégias de cuidar mais próximas ao domicílio. O estudo visa descrever a sistematização da assistência de enfermagem prestada a um paciente idoso, acometido por osteomielite crônica, realizada por meio de visita domiciliar. Trata-se de um estudo de caso clínico, realizado no período de outubro de 2016, durante o programa de iniciação científica Inquérito populacional sobre feridas crônicas no município de Quixadá-CE. Foi identificado como diagnóstico de enfermagem prioritário: Baixa autoestima situacional. Foi elaborado um plano de cuidados pautado na intervenção Fortalecimento da autoestima. Como resultado esperado da intervenção de enfermagem procurou-se consolidar o resultado de Autoestima nesse indivíduo, o que foi constatado ao final da quinta visita domiciliar. Foi possível notar que o processo de enfermagem exerce um papel importante na prestação do cuidado, pois a partir dele o enfermeiro identifica os diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, assegurando uma melhor assistência aos problemas do paciente.


Texto completo:

PDF

Referências


BULECHEK G. M.; BUTCHER H. K.; DOCHTERMON J. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 5th Ed. Rio de Janeiro: MosbyElsevier, 2010.

HERDMAN, T. H.; KAMITSURU, S. (ed.) Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: Definições e Classificação, 2015-2017. Porto Alegre: Artmed, 2015.

MACHADO, D. O. Cicatrização de úlceras por pressão em pacientes na atenção domiciliar. Porto Alegre, 2016.

MOORHEAD, S.; JOHNSON, M.; MAAS, M. Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 2th Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MENESES, I. S.; MENDES, D. R. G. Cuidados de enfermagem a pacientes portadores de depressão na terceira idade. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, jul./dez. (2): 177-184, 2014.

POPIM, et al. Diagnósticos de enfermagem prevalentes em geriatria segundo grau de dependência. Cienc. Cuid. Saúde. jan./mar. 9(1):21-27, 2010.

ROCHA, A. C. A. A.; CARNEIRO, F. A. S.; SOUZA, M. S. tratamento domiciliar de feridas crônicas: relato de experiência da extensão na prática do cuidar. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina. Número 2. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (Cáceres). 2014 ago./dez. p. 20-30.

SANTOS, R. C. M. Sistematização da assistência de enfermagem: construção de um modelo para o processo de enfermagem em um hospital pediátrico. Florianópolis, 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.