RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: O REDIRECIONAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA NA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO SERTÃO CENTRAL

Jonas Gabriel Martins de Souza, Guilherme Farias de Oliveira, Antônia Gracielly Lemos Sousa, Danielle Rabelo Costa

Resumo


Diante das intensas mudanças relacionadas as questões ambientais os recursos hídricos, tem tornando-se  tema central em diversos setores da sociedade, visto que é um bem vital, necessário ao homem tanto para satisfazer suas necessidades fisiológicas como para uso da matéria prima nos diversos processos produtivos, diante do exposto, percebe-se que nos últimos anos a escassez de água vem se agravando de forma que deve-se encontrar alternativas ecológicas para a prevenção dos recursos hídricos já escassos no sertão central. Este trabalho tem por objetivo a conscientização da população acerca da responsabilidade socioambiental, a coleta do óleo residual em pontos comerciais de uso contínuo e indevido descarte e o redirecionamento para o reuso em atividades industriais, visando a prevenção dos recursos hídricos locais. Após coleta em pontos estratégicos de todo material arrecadado o mesmo foi repassado para a indústria de biodiesel, no qual reutilizara no processo de produção, uma atitude ecologicamente correta visando a prevenção deste recurso já escasso em diversos lugares do estado.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO AZEVEDO, O. et al. Fabricação de sabão a partir do óleo comestível residual: conscientização e educação ambiental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18.,Vitória (ES), 2009. Anais... Vitória: 2009.

AMBIENTE EM FOCO. Reciclar óleo de cozinha pode contribuir para diminuir aquecimento global. Disponível em: . Acesso em: out. de 2016.

BIODIESELBR. Não jogue o óleo de fritura. 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 out. de 2016.

CRISTINA LOPES, R.; NELMA BALDIN. Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão – projeto “ecolimpo”. In: ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 03., PUCPR, São Francisco deo Sul (SC), 2009. Anais... PUCPR: 2009.

JOYCE OLIVEIRA, J. et al. Óleo de fritura usado sendo reaproveitado na fabricação de sabão ecológico: conscientizar e ensinar a sociedade a reutilizar de maneira adequada o óleo de cozinha. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 09., IFRN, Rio Grande do Norte, 2013. Anais... IFRN: 2013.

LIMA ALBUQUERQUE, J. Gestão Ambiental e Responsabilidade social: Conceitos ferramentas e aplicações. São Paulo. Atlas: 2010.

SOUZA SANTOS, R. Gerenciamento de Resíduos: Coleta de Óleo Comestível. Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. 2009.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.