RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DIABETES MELLITUS

Maria Thais Mendes de Lemos, Francisco Jorge Fiamengui Filho

Resumo


A diabetes mellitus é conceituada como uma doença metabólica, que se caracteriza por hiperglicemia pela disfunção de insulina tipo I ou do tipo II, que é antecedido por uma inflamação sistêmica. A partir de vários trabalhos crê-se que, a nível oral, uma das primordiais complicações da diabetes é a doença periodontal. A doença periodontal se caracteriza pela inflamação dos tecidos de suporte dos dentes e pode apresentar-se de duas formas: gengivite e periodontite. A inter-relação entre estas duas patologias mostra a forma como uma doença sistémica pode preestabelecer a uma infeção oral, pois há uma diminuição da resposta do hospedeiro à infeção periodontal e, como uma infeção oral pode exacerbar uma patologia sistémica e agravar o seu controlo metabólico. Diante disso, o estudo tem como objetivo revisar na literatura quais os fatores de risco estão relacionados entre a diabetes mellitus e a doença periodontal. Este trabalho trata-se de um estudo bibliográfico de caráter exploratório-descritivo, utilizando-se os bancos de dados Scielo, Google Acadêmico, com as palavras-chave mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: Higiene Oral. Periodontia. Inflamação. A relação entre pacientes portadores de diabetes e doença periodontal pode ser influenciada por fatores como duração da doença, cuidados com a higiene oral, controle da glicemia e hábitos como fumo. O estudo mostrou que a diabetes mellitus constitui um fator de risco adquirido, contribuindo para maior desenvolvimento, susceptibilidade, ocorrência e progressão da doença periodontal, e está mais propicia a apresentar infecções.


Texto completo:

PDF

Referências


ÂNGELO, T. C. M. Diabetes mellitus e doença periodontal. Tese de Doutorado. Viseu, 2013.

FERREIRA, F. F. Importância do tratamento periodontal em pacientes com diabetes mellitus na atenção básica. Minas Gerais, 2010.

MARRA, S. M. P. Prevalência das doenças da cavidade oral em portadores de diabetes mellitus tipo I. Uberlândia, 2011.

SEDE, M. A.; EHIZELE, A. O. Oral diseases and diabetes: Nigerian medical and dental caregivers' perspective. Ann Afr Med 2015;14:193-9.

SONIS, S.; FAZIO, R.; FANG, L. Princípios e Prática de Medicina Oral. 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1996.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.