OS TRANSTORNOS EDUCATIVOS E SOCIAIS DE UMA CRIANÇA COM DISLEXIA

Francisco Keven de Oliveira Saraiva, Danusa Mendes Almeida

Resumo


O presente trabalho tem como eixo central os transtornos educativos e sociais da criança com dislexia, que irá investiga-la em relação com o contexto escolar, com o objetivo geral de investigar fatores prejudiciais presentes em crianças com dislexia no contexto escolar e social e em especifico estudar sobre os sintomas da dislexia e seus tipos e analisar as dificuldades enfrentadas pelas crianças com dislexia na escola e na sociedade. Em um estudo de caso, foram analisados os diferentes tipos de Dislexia e os transtornos que podem causar em uma criança, em sua vida escolar e no convívio na sociedade. Buscando fontes de pesquisas, trazendo ao leitor o conhecimento sobre tal distúrbio que afeta tanto as crianças (nesse caso, em especial), causando dificuldades nas etapas escolares, passando também para o resto de sua vida. Levantam-se aqui os mais diversos tipos de Dislexia e explicamos cada uma delas e como seus sintomas podem agir em crianças, além das formas de identifica-la na vida escolar e social da criança.


Texto completo:

PDF

Referências


LERNER, J. W. (2003). Learning Disabilities: Theories, Diagnosis, and Teaching Strategies. Boston: Houghton Mifflin Company.

LUCZYNSKI, B. Z. Dislexia: você sabe o que é? 1. ed. Curitiba: Ed. Da autora, 2002.

MARTINS, Vicente. Dislexia e o projeto genoma humano. Pedagogia em Foco. Disponível em: . Fortaleza, 2001.

MORAIS, J. (1997). A Arte de Ler – Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Edições Cosmos.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.