O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZADO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

Thiago Costa Alves, Júlio Cesar Ischiara

Resumo


A troca de conhecimento entre mestres e aprendizes (processo de ensino-aprendizagem), durante muitos anos se deu através dos meios tradicionais (lousa, giz e livros). Com o advento da Tecnologia da Informação (T.I), o cenário educacional começa a evoluir, inserindo o computador como ferramenta pedagógica. Assim, o presente trabalho busca mostrar através da literatura existente no assunto, como o computador pode ser eficiente no auxílio aos professores para transmissão de conteúdos disciplinares, dinamizando as aulas e incentivando a utilização produtiva dos meios de comunicação disponíveis aos alunos e professores. Portanto, esta pesquisa se propõe analisar através dos dados qualitativos-exploratório, e também, pela revisão bibliográfica, a relação entre o professor, o aluno e o computador; se tal tecnologia facilita ou não na aprendizagem, e, ainda, quais as dificuldades para a implementação desse recurso pedagógico no meio acadêmico. Sendo essa pesquisa de grande relevância para a pedagogia escolar na busca pela melhoria do processo de ensino-aprendizagem frente ao crescimento dos novos meios didáticos usados para a transmissão de informações aos alunos. A multimídia vem sendo uma grande revolução no ensino-aprendizagem e muito se comenta a respeito dessa nova tecnologia. No entanto, mais pesquisas precisam ser realizadas buscando compreender e comprovar os efeitos do computador para o processo de ensino-aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


COSCARELLI, V. C. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Revista Presença Pedagógica, v. 4, n. 20. mar./abr. 1998. p. 37-45.

GRÈGOIRE, R.; BRACEWELL, R.; LAFERRIÈRE, T. The contribution of new Technologies to learningand teaching in elementar and secondary scools: Documentary Review. Laval University and McGill University, 1996.

JUNIOR, dos S. P. C. A. Os Benefícios dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem para Alunos, Professores e IES. 2011. Disponível em: . Acesso em: 03 de out. 2016.

LIMA, L. de. et al. Aspectos Pedagógicos da Aprendizagem Significativa e TIC na Formação de Professores de Ciências. Disponível em: . Acesso em: 03 de out. 2016.

VALENTE, José Armando, organizador. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. p. 156.

YAGER, Tom. Information’s Human Dimention: Multimedia technologies can improve presentations today. Byte, p. 153-169, dez. 1991.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.