MÉTODOS QUE AUXILIAM O ENSINO E APRENDIZADO NAS AULAS PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA

Ana Lucia dos Santos Alves, Maria Udete Facundo Barbosa

Resumo


Anatomia Humana é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. O processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina é bastante complexo. Atualmente grande parte das instituições de ensino superior buscam métodos inovadores que auxiliem no ensino. Com isso o objetivo da pesquisa é identificar quais o método tem predominância no ensino das aulas práticas de anatomia humana no ensino superior. O mesmo contribuirá para o conhecimento de novas tecnologias que podem ser abordadas no ensino desta disciplina O método utilizado foi a Revisão de Literatura, para sua elaboração foram pesquisados artigos do Scielo, Pubmed, Google acadêmico, Bireme. Foi visto que a utilização de peças cadavéricas é um método indispensável para a formação do profissional da saúde, por contribuir para a localização e a relação dos diferentes órgãos e estruturas do corpo, os modelos anatômicos sintéticos é um importante apoio para a aprendizagem, por reproduzir estruturas semelhantes às originais dos cadáveres, softwares e vídeos servem para aumentar o interesse e participação dos alunos nas aulas, a construção de um atlas anatômico possibilita desenvolver maior aprendizado motivando o raciocínio a reflexão, modelos didáticos alternativos serve de auxilio quando há ausência de materiais especializados, a monitoria é um sistema bastante proveitoso por proporciona melhoria e fixação dos conteúdos vistos nas aulas teóricas e práticas. Assim conclui-se que os métodos utilizados para o ensino da anatomia são diversos, contendo uma sua relevância para o ensino, podendo ser utilizados de acordo com os objetivos traçados referentes à aula.


Texto completo:

PDF

Referências


BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, ano VII (pp. 42-44). ISSN: 1647-8975, maio 2012.

CALAZANS, N. C. O ensino e o aprendizado práticos da anatomia humana: Uma revisão de literatura. Salvador (Bahia) 2013.

CARDINOT, T. M.; OLIVEIRA, J. R. de; JÚNIOR, O. V. P.; MACHADO, M. A.; MACEDO, M. A. de; ARAGÃO, A. H. B. M. de; Importância da disciplina de anatomia humana para os discentes de educação física e fisioterapia da ABEU centro universitário de Belford Roxo/RJ. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista/SP, v. 13, n. 1, p. 95-102, 2014.

DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana básica. São Paulo: Atheneu, 2010. Brasileiro de Anatomia, 2008.

LIMA, E. S. Didática geral. Teresina: UAPI, 2010

LIMA, V. M.; PEREIRA, K. Métodos de ensino-aprendizagem em anatomia humana e comparativa. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO, 25., Jataí, Anais... Edição Nacional: 2009.

MORAES; G. N. B; SCHWINGEL P. A.; JÚNIOR E. X. S. Uso de roteiros didáticos no ensino- aprendizagem nas aulas práticas de anatomia humana: revisão de literatura em IES brasileiras. 2014.

NEVES, M. V. S; Produção de material didático alternativo para aula prática de anatomia humana. Volta Redonda, 2010.

SALING, S. C. Modelos didáticos: uma alternativa para o estudo de anatomia. Paraná, 2007.

SILVA, M. S. L; MACHADO, H. A; BIAZUSSI, H. M. Produção de material didático alternativo para aula prática de anatomia humana. Tocantins, 2012.

SILVA, D. M. S; BRITO, V. C. Metodologias de ensino para anatomia humana: dimiuindo as dificuldades e ampliando o processo de aprendizagem. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX 2013 – UFRPE: Recife, 09 a 13 de dezembro.

SOUZA JÚNIOR, I. et. al. Métodos de ensino aprendizagem em anatomia humana: primeira etapa do programa institucional de bolsas acadêmicas (PIBAC) do IFPI/Campus Floriano. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2010.

VERRI, E. D.; DEIENNO, F. S.; SAMPAIO, M. G. E.; GOMES, O. A. Análise comparativa da metodologia de estudo para o ensino e aprendizagem de anatomia entre ABP/tradicional. Ribeirão Preto: UNAERP, Anais do XXIII Congresso.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.