INFLUÊNCIA DA ASSIDUIDADE NA MONITORIA ACADÊMICA PARA O DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO- MTA

Odete Andrade Girão Neta, Raphaela Mota Feitosa Vasconcelos, Gisele Maria Melo Soares Arruda

Resumo


O aluno monitor desenvolve atividades voltadas para o apoio à aprendizagem dos alunos que estão cursando a disciplina da qual foi devidamente habilitado para desempenhar a monitoria, fazendo uso para isso, de diferentes modalidades de ensino. O presente estudo tem como objetivo verificar a influência da participação na monitoria acadêmica para as notas dos alunos da disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e de caráter descritivo, que foi realizado na Unicatólica durante o período de agosto a setembro de 2016. Foram comparadas as notas obtidas pelos alunos antes e após o início de suas participações no programa de monitoria. Os resultados foram analisados e apresentados em gráficos e tabelas. O estudo identificou que a monitoria acadêmica influenciou positivamente para a melhora no desempenho dos alunos, sendo reforçada a importância da monitoria para o processo de ensino-aprendizagem e para a qualificação do desempenho acadêmico.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Câmara dos Deputados. Centro de Documentação e Informação. Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 05 out. de 2016.

COFFITO – CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Fisioterapia/definição, 2005 - Disponível em: . Acesso em: 05 out. de 2016.

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C.; FERRAZ, L. V.; CARVALHO, S. S. G. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: JEPEX 2009 –IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife, 2009. Disponível em: acesso em: 04 out. de 2016.

MARTINS, C. S.; SOUZA, D. O.; SANTOS, R. F. A influência da monitoria no desempenho dos alunos da disciplina de administração da produção do curso de administração da universidade federal fluminense. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, BA, Brasil, 08 a 11 de outubro de 2013.

SOARES, E. Metodologia científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003.

SOUZA, P. R. A.; GONÇALVES, F. J. M. A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, fev. 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 set. de 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.