GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Raquel Alves Pereira Viana, Lino Andrade de Albuquerque Júnior, Sérgio Horta Mattos, Danielle Rabelo Costa

Resumo


A Gestão socioambiental se configura hoje como uma das necessidades de se manter o desenvolvimento sustentável de qualquer organização. Partindo dessa premissa, foi realizado um estudo de caso com o objetivo de analisar o funcionamento da gestão socioambiental em uma instituição de ensino superior do sertão central do Ceará para verificar a sua efetividade. A instituição possui um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos, controle da qualidade de recursos hídricos e projetos sociais que visam atender as demandas da comunidade. Foram acompanhados e analisados cada projeto e realizado uma abordagem analítica, qualitativa e exploratória dos dados observados e coletados. Os resultados demonstram que a IES possui em seu planejamento estratégico ações voltadas para a gestão ambiental e responsabilidade social. Portanto, conclui-se que a instituição é inovadora e comprometida com o desenvolvimento sustentável, o que demonstra que a sua gestão socioambiental tem sido eficiente.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, J. L. (org). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.

BOLAN. Valmor; MOTTA, Márcia Vieira da. Responsabilidade social no ensino superior. Revista de educação: v. 10, n. 10, 2007. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2016.

CALLENBACH, E. et al. Gerenciamento ecológico – Eco – Manangement – Guia do Instituto Elmwood de Auditoria Ecológica e Negócios Sustentáveis. São Paulo: Cultrix, 1993.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. 2ª ed. Editora da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 1991. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2016.

COSTA, Daniele Rabelo. Gestão ambiental da água através da análise físico-química numa instituição de ensino superior no sertão central do Ceará. XIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Minas Gerais, 2016.

DEAN, Dwane H. Consumer perception of corporate donations effects of company reputation for social responsibility type of donation. Journal of Advertising, v. 32, nº 4, p. 91-102, 2003.

LIMA, Aline Pereira de et al. Implementação do conceito de triple botton line em empresa de pequeno porte. V Congresso Nacional de Excelência em Gestão. ISS 1984 – 9354. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2016.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.