FISIOTERAPIA NA LOMBALGIA CRÔNICA

Maria Caroline Pereira Leão, Tiago de Araújo de Souza, Marcos Rogério Madeiro de Almeida

Resumo


A pesquisa aqui exposta teve como objetivo identificar na literatura evidências sobre as contribuições da Fisioterapia na lombalgia crônica. Foi realizada uma revisão integrativa afim de responder ao questionamento: Quais as contribuições da Fisioterapia na lombalgia crônica? Para tanto foram utilizados os descritores: Fisioterapia e lombalgia crônica, na base de dados LILACS. Após a busca com os descritores citados na base de dados foram encontrados 330 artigos, após a utilização da ferramenta de refinamento, foram encontrados 8 trabalhos, dos quais, após leitura dos títulos e resumos foram excluídos 2, por não estarem disponível em sua versão completa e 1 por não corresponder a problemática em questão. Os estudos selecionados foram sancionados em Estudo observacional transversal, Pesquisa Quantitativa Experimental, série de casos, Estudo Clínico Transversal e Revisão Integrativa de literatura. Nesse estudo observou-se que as técnicas fisioterápicas diminuíram a dor após as intervenções. Conclui-se que, a partir dos estudos que as técnicas fisioterápicas utilizadas foram eficazes para tratar a lombalgia crônica apresentadas pelos pacientes, pois diminuíram a dor e melhoraram a qualidade de vida dos indivíduos.

Texto completo:

PDF

Referências


BANKOFF, A. D. P. Obesidade, magreza e estética - Qual o modelo de corpo ideal. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA FIEP, 2. 2002, Piracicaba.

BERTOR W. R. R. et al. Subclassificação da lombalgia crônica e nível de incapacidade: efeito no desempenho funcional e força muscular. ConScientiae Saúde, 2013. v.12. n. 4. p. 563-571, Paraíba.

KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios terapêuticos. Fundamentos e técnicas. 5.ed. São Paulo: Manole, 2009.

GUIMARÃES, L.M, et al. Avaliação da qualidade de vida com o instrumento sf-36 em lombalgia crônica. Universidade de Brasilia. Brasília, DF, Brasil. Acta Ortop Bras. 2013;21(4):202-7.

KENDALL F. P.; Mccreary EK, Provance PG, Rodgers MM, Romani WA. Músculos: Provas e funções. 5ª Edição. São Paulo: Editora Manole,2007.

KORELO R. I. G, Efeito de um programa cinesioterapêutico de grupo,

aliado à escola de postura, na lombalgia crônica. Fisioter Mov. 2013 abr/jun; v. 26, n. 2, p.389-94, Curitiba.

NASCIMENTO J. M. Métodos terapêuticos alternativos para o manejo da incapacidade

da dor lombar crônica. Rev Min Enferm. 2015 jan/mar; v. 19, n., p. 195-203, Minas Gerais.

TOMÈ, Flávia; et al. Lombalgia crônica: comparação entre duas intervenções na força inspiratória e capacidade funcional. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 25, n. 2, p. 263-272, abr./jun. 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.