ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR NO TRATAMENTO DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Ayrlene Maria Carlos de Oliveira, Marcos Rogério Madeiro de Almeida

Resumo


A pesquisa realizada teve como objetivo identificar na literatura evidências sobre os efeitos da estabilização segmentar para o tratamento de pacientes portadores de hérnia de disco. Foi realizada uma revisão integrativa com finalidade de responder ao questionamento: Quais os efeitos da estabilização segmentar para o tratamento da hérnia de disco? Para tanto foram utilizados os descritores: estabilização segmentar e hérnia de disco nas bases de dados LILACS e PUBMED. Após a busca com os descritores citados em ambas as bases de dados foram encontrados 5 artigos, após a utilização da ferramenta de refinamento, ficaram 3 trabalhos, dos quais, após leitura dos títulos e resumos foi excluído 1 por não estar disponível em sua versão completa. O primeiro estudo selecionado foi um ensaio clínico randomizado onde o grupo de estabilização segmentar foi submetido a um protocolo de exercícios fisioterapêuticos frisando o treinamento dos músculos profundos do tronco e abdômen (multífido lombar e transverso do abdômen) e o grupo TENS que foi exposto a estimulação elétrica nervosa transcutânea. O segundo estudo é do tipo série de casos, intervencionista não controlado, ao qual participaram pacientes portadores de hérnia de disco lombar, realizando 15 sessões de estabilização segmentar, 3 vezes por semana. O efeito da estabilização foi superior à em todas as variáveis estudadas e em ambos os estudos. Concluiu-se então que, a estabilização segmentar proporciona maiores benefícios, pois através dos exercícios consegue prevenir a dor e dar maior capacidade funcional ao paciente.

Texto completo:

PDF

Referências


SIQUEIRA, G. R.; ALENCAR, G. G.; OLIVEIRA, N. K.; LEITE, F. N. T. S. A eficácia da estabilização segmentar vertebral no aumento do trofismo dos multífidos e melhora da dor em portadores de hérnia discal lombar. R. Bras. Ci. e Mov. v. 22, n. 3, p. 81-91, 2014.

FRANÇA, Fábio Jorge Renovato. Estabilização Segmentar Lombar e Tens na Hénia Discal Lombar: um ensaio clínico randomizado. 2013. 60f. Tese (Doutor em Ciência) Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.