CONTAMINAÇÃO NA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE LEITE HUMANO

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Hérick Hebert da Silva Alves, Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Izabel Cristina Justino Bandeira

Resumo


No Banco de Leite Humano a qualidade dos produtos processados, estocados e distribuídos deve ser parte de um sistema integrado que permeie todas as etapas, incluindo as análises laboratoriais. A pesquisa tem como objetivo verificar o índice de contaminação microbiológica em leites humanos doados ao Banco de Leite do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José no município de Quixadá-CE. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, transversal, retrospectivo, consistindo em uma abordagem quantitativa. Foram incluídos os resultados dos testes microbiológicos dos leites humanos doados referente ao período de janeiro a setembro de 2016. O total de amostras doadas foi de 712 leites. A contaminação microbiológica foi evidenciada nos meses de janeiro 1 (0,14%) amostra, abril 3 (0,42%) amostras, maio 2 (0,28%) e agosto 3 (0,42%), e que todas elas foram realizadas em triplicatas e descartadas. A acidez de Dornic elevada foi visto em todos os meses, sendo que abril 11(1,5%) e maio 10(1,4%) com maior prevalência. Assim, observa-se a necessidade de desenvolver novas tecnologias capazes de preservar o leite, sem afetar significativamente o seu valor nutritivo e suas propriedades físico-químicas, e que profissionais estejam disponíveis para orientação adequada na coleta e armazenamento dos leites nas residências das mães doadoras, evitando assim o descarte dos mesmos.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2007.

MITSUE, S. C. Perfil socio-econômico e ambiental de doadoras de um Banco de Leite Humano no Vale da Paraíba, SP e a qualidade sanitária do leite ordenhado. 76f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais). Universidade de Taubaté, 2010.

NOBRE, G. C.; COELHO, R.C.; SILVA, N. M.; DINIZ, Y. B.; GUERRA, R. C. Análise Microbiológica do Leite Humano Cru do Banco de Leite de um Hospital de Araguaína-TO. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 8, n. 2, Pub. 8, ago. 2015.

SILVEIRA, L. A. M.; D’AMORIM, M. F. G.; SILVA, V. R. D.; TERRA, A. P. S. Controle Microbiológico do Leite Humano de um Hospital Universitário. Revista Baiana de Saúde Pública., v. 36, n. 3, p. 844-850 jul./set. 2012.

SOUSA, P. P. R.; SILVA, J. A. Monitoramento da qualidade do leite humano ordenhado e distribuído em banco de leite de referência. Rev. Inst. Adolfo Lutz. São Paulo, v. 69, n. 1, p. 7-14, 2010.

SILVA, F. F. Qualidade do leite materno em banco de leite humano: aspectos bacteriológicos, físico-químicos e perfil de aminas bioativas. Faculdade de Farmácia da UFMG, Belo Horizonte, MG 2008.

GIUGLIANI, E. R. J. Rede nacional de bancos de leite humano do Brasil: tecnologia para exportar. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 78, n. 3, p. 183-184, 2002.

ALMEIDA, V. M. et al. Diagnóstico das condições higiênicosanitárias de um banco de leite humano na cidade de São Luís, MA, Brasil. Alim. Nutr. Araraquara v. 23, n. 1, p. 95-99, jan./mar. 2012.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.