CONSTRUÇÃO DE MANUAL DE NEONATOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA A DISCIPLINDA DE FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA

Antônia Gleidiane Moreira de Souza, Antônia Clarisse Carvalho Silva, Marcelo Bertonny Alves Freitas, Newlene Maria Nunes Magalhães

Resumo


A construção de manuais como recurso didático pedagógico apresenta-se como uma ferramenta de fortalecimento na construção do conhecimento, onde estes norteiam a prática de ensino-aprendizado de conteúdos servindo então como facilitador durante este processo. O fisioterapeuta é um dos profissionais da área da saúde que faz parte da equipe multidisciplinar, responsável pelo desenvolvimento neuropsicomotor através da intervenção precoce, exercícios e posicionamento terapêutico. Diante disso, o interesse para elaboração do manual de neonatologia surgiu com o intuito de ajudar os acadêmicos de fisioterapia nas aulas práticas apresentando-se como guia de estudo. O objetivo deste trabalho foi a construção de um manual de neonatologia como recurso didático pedagógico para a disciplina de Fisioterapia em Neonatologia visando dar um suporte aos acadêmicos do 7º semestre do curso de Fisioterapia da UNICATÓLICA. Levando em consideração seus aspectos metodológicos, foi realizado um estudo bibliográfico para levantamento do conteúdo disponível e, após seleção, partir para a construção do material em relato. O manual resultou de forma positiva durante o aprendizado dos alunos que cursam a referida disciplina, proporcionando consideravelmente no aperfeiçoamento da construção do conhecimento dos mesmos. Desta forma, conclui-se que a utilização de um manual como recurso didático auxilia virtuosamente a construção do conhecimento. 


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Referências


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