CONHECIMENTO DOS PORTADORES DE TUBERCULOSE PULMONAR SOBRE A PATOLOGIA: UM ESTUDO REFLEXIVO

Samyla Fernandes de Sousa, Rarilene Martins da Silva, Huana Carolina Cândido de Morais, Liene Ribeiro de Lima

Resumo


O objetivo do estudo é refletir sobre o conhecimento dos portadores de tuberculose sobre o diagnóstico, sinais, sintomas, tratamento da doença e reações adversas aos medicamentos. Estudo reflexivo sobre o conhecimento dos portadores de tuberculose sobre o diagnóstico, sinais, sintomas, tratamento da doença e reações adversas aos medicamentos.  Para esta reflexão, tomaram-se por base os pressupostos da Teoria e artigos que abordam o tema, no intuito de adquirir maior aprofundamento e aproximação com este. Fica evidente um parcial conhecimento dos portadores de tuberculose sobre o diagnóstico, sinais, sintomas, tratamento da doença e reações aos medicamentos. Portanto, muito daqueles submetidos ao tratamento tem conhecimentos básicos sobre a doença, o que possibilita cuidados futuros para si e sua família, uma vez que o conhecimento é a primeira forma de prevenção.  Concluímos que a tuberculose é uma doença com profundas raízes sociais, onde geralmente é associada à pobreza, má distribuição de renda e o preconceito. Nota-se que a falta de interesse dos portadores com o tratamento, faz com que isso potencialize ainda mais o agravo do estado de saúde desses portadores.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. FIOCRUZ- Fundação Oswaldo Cruz: uma instituição a serviço da vida. Disponível em: Acesso em: ago. de 2016.

_______. Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de Controle da Tuberculose. 2016.

CASTRO, F. J. Abordagem primária no tratamento da tuberculose. Revisão de literatura. Formiga – MG: Universidade Federal De Minas Gerais. Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. 2012.

POLIT D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática assistencial. Porto Alegre (RS): Artmed; 2011.

SOUZA, S. S.; SILVA, D. M. G. V. Grupos de Convivência: contribuições para uma proposta educativa em Tuberculose. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2007.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.