BIOSSEGURANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Angelo Daniel Alves Teixeira da Silva, Izabela Maia Barros, Izabela Maia Barros, Ravena de Sousa, Ravena de Sousa, Liene Ribeiro de Lima, Liene Ribeiro de Lima

Resumo


A atenção primária representa a porta de entrada preferencial do sistema de saúde do nosso país e compreende como um centro de comunicação com toda a rede de atenção à saúde, através de uma prestação de serviço multiprofissional. Essa prestação de serviço tem como objetivo a promoção e prevenção de agravos à saúde da população. O trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado no mês de setembro em uma unidade básica de saúde no município de Quixadá. Referida visita teve como objetivo a identificar os riscos e as normas estabelecidas para o cumprimento da biossegurança aos trabalhadores de referida instituição e aos usuários que se beneficiam dos serviços prestados pela unidade básica de saúde. Ressalta-se que a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Foram achados na referida unidade, diversos descumprimentos ao regulamento estabelecido nas normas. Vale salientar que a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde está relacionada à qualidade de suas condições de trabalho. Ao fim de nossa observação concluímos que os próprios profissionais de saúde desconhecem seus diretos acerca da biossegurança e estão diariamente expostos a diversos riscos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, V. T.; CASSIANI, S. H. B.; CHIERICATO, C. Erros mais comuns e fatores de risco na administração de medicamentos em unidades básicas de saúde. Rev. latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 67-75, dez. 1999.

CHIODI, M. B.; MARZIALE, M. H. P.; Riscos ocupacionais para trabalhadores de unidade básica de saúde: revisão bibliográfica. Acta Paul Enfermagem 2006.

DE ALCÂNTARA, Cid Carlos Soares; DA FONSECA, Feliciana Gomes do Carmo; ADRIANA, B. riscos ocupacionais na atenção primária à saúde: susceptibilidade às doenças imunopreveníveis dos profissionais que atuam em uma unidade básica de saúde de Fortaleza, Ceará. Revista APS, v. 8, n. 2, p. 143-150, 2005.

TEIXEIRA, Pedro; VALLE, Silvio. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2010.

MARTINS, Ana Adelaide. Biossegurança e enfermagem. REME - Rev. Min. Enferm, v. 1, n. 1, p. 56-63, 1997.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.