AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DISCENTE

Maria Nayana Jerônimo Pinheiro, Mércia Capistrano Oliveira

Resumo


Este trabalho configura-se como um relato de experiência em monitoria acadêmica na disciplina de Práticas Integrativas VI, do curso de graduação em psicologia do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), no município de Quixadá, estado do Ceará, e traz como objetivo principal compreender como esta disciplina pode colaborar na construção da autonomia dos discentes. A formação de profissionais psicólogos tem a graduação orientada para atuação prática, pesquisa e ensino, nesse sentido, as Práticas Integrativas VI têm como proposta articular o estudo, pesquisa e prática, onde os alunos são fomentados a desenvolver as suas competências e habilidades para a construção de um projeto inovador, desta forma, contribuindo para uma postura autônoma, em que os discentes são autores do seu próprio processo de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


CABRAL, D. W. A. et al. Vygotsky e Freire: os conceitos de “consciência” e “conscientização”. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del-Rei, v. 10, n. 2, p. 412-422, jul./dez. 2015.

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais do curso de Psicologia. Resolução CNE/CES Nº 5, DE 15 DE Março de 2011 (Publicado no Diário Oficial da União de 16 de Março de 2011, Sessão I, p. 19).

FREIRE, P. Educação 'bancária' e educação libertadora. In: PATTO, M.H.S. (org.). Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 61-78.

GOMES, B. W. História da psicologia para curso de graduação. In: FREITAS, R. H. (Org.). História da psicologia: pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. 2008. Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2016.

PETRONI, A. P.; SOUZA, V. L. T. Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 27, p. 351-361, maio/ago. 2009.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.