APLICAÇÕES DA PLATAFORMA VIBRATÓRIA PARA TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Odete Andrade Girão Neta, Vitória Oliveira da Silva, Marcos Rogério Madeiro de Almeida

Resumo


O fisioterapeuta lança mão de diversas técnicas e recursos para o tratamento fisioterapêutico e recuperação da situação de saúde. A plataforma vibratória é um equipamento eletrônico, constituído por uma base vibratória que realiza movimentos oscilatórios de acordo com amplitude e frequência variáveis. Proporciona benefícios como melhora da qualidade óssea, da função neuromuscular e do equilíbrio. Logo, o objetivo desse estudo é analisar a aplicabilidade e benefícios do uso da plataforma vibratória nas intervenções fisioterapêuticas. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com estudos publicados nos últimos 6 anos. A amostra final é composta por quatro estudos que foram analisados. Conclui-se que a Plataforma Vibratória contribui para um melhor desempenho da marcha, das atividades sensório-motoras, na realização das atividades diárias e na manutenção da qualidade de vida, se constituído como um valioso recurso para o tratamento fisioterapêutico. 


Texto completo:

PDF

Referências


COFFITO – CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Fisioterapia/definição. 2005. Disponível em: . Acesso em: 03 out. de 2016.

BACHA, J. M. S. et al. O impacto do treinamento sensório-motor com plataforma vibratória no equilíbrio e na mobilidade funcional no indivíduo idoso com sequela de acidente vascular encefálico: relato de caso. Fisioterapia pesquisa, v. 23, n. 1, p. 111-6, 2016.

Mendes, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidencias na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008.

OLIVEIRA, W. L. et al. Análise da influência da plataforma vibratória no desempenho do salto vertical em atletas de futebol: ensaio clínico randomizado. Fisioterapia movimento, v. 24, n. 2, p.265-74, abr./jun., 2011.

SILVA, P. Z.; SCHNEIDER, R. H. Efeitos da plataforma vibratória no equilíbrio em idosos. Acta fisiátrica, v. 18, n. 1, p. 21-6, 2011.

SOARES, L. T. et al. Balance, gait and quality of life in Parkinson's disease: Effects of whole body vibration treatment. Fisioterapia em movimento, v. 27, n. 2, Curitiba apr./june, 2014.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.