ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO NAS ÁGUAS SANITÁRIAS

Fagner de Souza Moreira, Thayná Alves Florencio, Roberto Lima de Albuquerque

Resumo


Os produtos de limpeza estão presentes em todos os lares brasileiros. Sendo substâncias ou preparações destinadas à aplicação em objetos, tecidos, pisos e ambientes, com a finalidade de limpeza, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização, além de desinfecção de água para o consumo humano. A água sanitária é um dos principais produtos utilizados quando trata-se de limpeza, branqueamento e desinfecção age eliminando germes e bactérias e evitando o aparecimento de doenças causadas pela falta de limpeza nos ambientes, como casas e hospitais. Essa pesquisa objetiva-se em verificar a concentração de hipoclorito de sódio nas águas sanitárias no município de Quixadá-Ce. Tendo como escolha a água sanitária justamente por ser um produto de consumo intensivo e extensivo pela população, atingindo todas as classes. Foram então selecionadas cinco marcas de água sanitária conhecidas em uma rede de supermercado de Quixadá para serem analisadas passando pelos devidos procedimentos químicos, tais como: pH e cloro ativo no laboratório de química analítica. As amostras selecionadas foram identificadas como A, B, C, D e E, sendo escolhidas aleatoriamente em um supermercado de Quixadá. Essa iniciativa pretende colaborar para que os consumidores façam a melhor escolha, fundamentadas por um produto em detrimento de outro, não levando em consideração apenas o preço, mas outros critérios também relevantes. Como todo produto químico que pode causar danos à saúde de homens e animais, a compra, o uso, o armazenamento e o descarte da embalagem merecem cuidados. Portanto só comprar produtos devidamente registrados na ANVISA.


Texto completo:

PDF

Referências


BAIRD, C. Química Ambiental. 2. ed., Bookman: Porto Alegre, 2002.

BRASIL. Ministerio da Saúde. Secretaria de Vigilancia em Saúde. Manual de procedimentos de vigilancia em saúde ambiental relacionada a qualidade da agua para o consumo humano. Brasília, DF, 2006. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

BRASIL. Programa de análise de produtos: relatório sobre a análise em água sanitária. 2014. Disponível em: .

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Programa de análise de produtos: relatório sobre a análise em água sanitária. Pesquisa de analises de produtos, INMETRO, 2014.

OHARA, A. Radicais Livres: bons, maus e naturais. Oficina de Textos. Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2006.

PÉCORA, J. D.; SOUZA NETO, M. D.; ESTRELA, C. Soluções auxiliares do preparo do canal radicular. In: ESTRELA, C.; FIGUEIREDO, J. Endodontia: princípios biológicos e mecânicos. São Paulo: Artes Médicas, 1999, cap.16, p. 553-569.

ZEHNDER, M. et al. Tissue-dissolving capacity and antibacterial effect of buffered and unbuffered hypochlorite solutions. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral RadiolEndod, St. Louis, v. 94, n. 6, p. 756-762, dec. 2002.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.