A ODONTOLOGIA HOSPITALAR COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE DE VIDA PARA PACIENTES INTERNADOS: PROJETO DE PESQUISA

Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida, Adricia Kelly Marques Bento, Kelvin Saldanha Lopes, Cosmo Helder Ferreira da Silva

Resumo


A cavidade bucal sadia está intimamente ligada à saúde geral e à qualidade de vida. Ações de Educação em Saúde Bucal são de extrema importância no incentivo à prática de higiene oral da população. A inserção do cirurgião dentista dentro de hospitais e das unidades de terapia intensiva fica cada vez mais recomendada, pois há necessidade de se conhecer as características bucais desses pacientes, para diagnosticar, tratar e promover saúde bucal. O objetivo geral dessa pesquisa é relatar a importância da Odontologia Hospitalar através da promoção de saúde bucal coletiva, a ser desenvolvida no Hospital Dr. Pontes Neto, visando gerar motivação ao paciente; avaliando as condições orais dos pacientes e realizar a instrução de higiene oral de acordo com seu nível de dependência; discutir, por meio de uma revisão de literatura, a importância da intervenção do Cirurgião Dentista em ações que promovam a saúde bucal em ambiente hospitalar e supervisionar a escovação dos pacientes internados. Essa pesquisa é um estudo transversal, descritivo, quantitativo e qualitativo que será realizada no Hospital Regional Dr. Pontes Neto (HRDPN) localizado no município de Quixeramobim, centro do Estado do Ceará.


Texto completo:

PDF

Referências


GAETTI, J. E. C. et al. Antimicrobial resistance of aerobes and facultative anaerobes isolated from the oral cavity. 2010.

LIMA, D. C. de et al. A importância da saúde bucal na ótica de pacientes hospitalizados. Ciência e saúde coletiva, vol.16. 2011.

JARDIM, E. C. et al. Atenção odontológica a pacientes hospitalizados: revisão da literatura e proposta de protocolo de higiene oral. Revista brasileira ciência e saúde. 2013.

KAHN, S. et al. Avaliação da existência de controle de infecção oral nos pacientes internados em hospitais do estado do Rio de Janeiro. Ciência e saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 6, n. 13, 2008.

HOSPITAL REGIONAL DR. PONTES NETO. Gestão Hospitalar de Quixeramobim. Secretaria de Saúde, Quixeramobim, 2015.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.