A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA HUMANA

Gabriela das Chagas Damasceno de Sousa, Tadeu de Almeida Alves Junior

Resumo


A monitoria é um serviço de apoio pedagógico que visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico, proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico. O presente estudo objetiva investigar as dificuldades dos alunos na disciplina de fisiologia humana bem como a contribuição da monitoria em sua aprendizagem. Esta pesquisa é do tipo descritiva. Fora desenvolvida com quarenta acadêmicos do curso de Educação Física divididos em dois grupos, mediante o tratamento das questões éticas implicadas. Os resultados evidenciam a contribuição da monitoria como ferramenta que facilita o desenvolvimento teórico-prático do aluno, porém os aspectos laborais e subjetivos se sobressaem como fatores intervenientes na aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional[internet]. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez, 1996.

GONZÁLEZ REY. Subjetividade e complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Thomson,2005.

GUEDES FILHO, D. H.; Santos, R. J. C.; Malheiros, J. R. Iniciação à docência com a monitoria, contribuindo para a melhoria do ensino no curso de Zootecnia e agronomia no período 2007/1. In:

ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 11., João Pessoa (PB), 2008. Anais... João Pessoa: 2008.

MINAYO, Maria Cecilia de S. & SANCHES, Odécio. Pesquisa Social: teoria, Método e Criatividade. Coleção Temas Sociais –29. Ed –Petropolis, RJ: Vozes, 2010.

NASCIMENTO, C. R.; SILVA, M. L. P; SOUZA, P. X. Possíveis contribuições da atividade de monitoria na formação de estudantes-monitores do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. UFPE, Recife, 2010. Disponível em: . Acesso em: out/2016.

PACHECO, José Augusto. Currículo: Teoria e Práxis. Portugal: Porto, 1996.

PEREIRA, J. D. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e iniciação à docência. In:

SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidade e trajetórias. Natal: Edufrn, 2007. p. 69-80.




ISSN: 2446-6042

© Unicatólica. Todos os direitos reservados.

Este sistema é mantido pelo Núcleo Educacional de Apoio Digital.