A ABORDAGEM DO SEMINÁRIO COMO TÉCNICA DE ENSINO/APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ARTE

Acriziane de Freitas Lima, Antônio Simão Cavalcante

Resumo


Como técnica de ensino/aprendizagem, o seminário é um modelo eficaz utilizado como metodologia de estudo teórico-prático que oportuniza aos discentes a apresentação, discussão e divulgação dos resultados de estudos realizados em diversas áreas. Esse método foi inserido dentro da disciplina de História da Arte, no intuito de possibilitar ao discente uma prática pedagógica compartilhada e dialogada onde viesse a destacar o protagonismo do aluno, favorecendo a aquisição de valores, criando condições e espaços para um convívio estimulante e necessário na formação. Os conteúdos introdutórios foram desmembrados em equipes e cada temática aportou, diante dos estudos de História, a postura do homem sobre a arte e sobre si mesmo, sintetizando e analisando os diversos movimentos artísticos. O resultado foi satisfatório, tendo em vista o modelo de seminário aplicado, junto à colaboração e participação ativa dos discentes que contribuíram na comprovação da eficácia de instrumentais com critérios específicos para a avaliação coletiva e individual, culminando em um resultado positivo no quadro de notas.


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Referências


MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.




ISSN: 2446-6042

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